Teoria da Adaptação - Callista Roy
Por: Ingrid Viviane • 12/12/2018 • Seminário • 421 Palavras (2 Páginas) • 1.249 Visualizações
O processo de enfermagem segundo Callista Roy
Investigação comportamental: É a primeira etapa do processo de enfermagem, a qual é caracterizada pela coleta de respostas ou comportamentos, baseando-se em quatro modos adaptativos: fisiológico, autoconceito, função do papel e interdependência. Estes dados são reunidos pelo profissional de enfermagem através da observação, entrevistas e medição cuidadosa. A avaliação destes quatro modos adaptativos permite com que a equipe de enfermagem tome conhecimento acerca do que deva ser o foco no atendimento ao paciente.
Investigação de estímulos: Após a investigação comportamental ter sido realizada, vem a investigação de estímulos. O profissional de enfermagem deve analisar as respostas coletadas na primeira etapa do processo de enfermagem e identificar estímulos, internos ou externos, que possam afetar o comportamento do paciente de forma negativa. Nesta etapa, o profissional de enfermagem deve investigar estímulos focais, contextuais e residuais que causam impacto sobre o cliente, esclarecendo a etiologia do problema. Geralmente, esses estímulos são relacionados a família, situação socioeconômica, etnia, religiosidade, uso de drogas, etc.
Diagnóstico de enfermagem: Roy descreve três métodos para realizar o diagnóstico de enfermagem. O primeiro, relaciona-se com os quatro modos adaptativos. Trata-se de uma tipologia de diagnósticos desenvolvida por Roy, que conta com uma lista de problemas comuns de adaptação usando essa tipologia. O segundo método faz um diagnóstico relatando a resposta observada de modo conjunto aos estímulos mais influentes. O terceiro método resume as respostas em um ou mais modos adaptativos relacionados com o mesmo estímulo.
Estabelecimento de metas: As metas dizem respeito aos comportamentos finais que o cliente deve atingir. O relatório de metas conta com o comportamento, a mudança esperada e a estrutura de tempo. A estrutura de tempo diz respeito ao prazo em que se espera atingir determinada meta, podendo ser de longo e curto prazo. É importante que essas metas sejam estabelecidas em conjunto com o paciente, respeitando os direitos do indivíduo.
Planos para a implementação: Esta etapa é onde são planejadas as intervenções de enfermagem que irão alterar ou controlar os estímulos focais ou contextuais. A implementação também pode dar foco à ampliação da capacidade de enfrentamento da pessoa, ou seu nível de adaptação, de forma que os estímulos totais permaneçam na capacidade de adaptação.
Avaliação: Por fim, vem a avaliação. As metas de comportamento são comparadas com as respostas de saída da pessoa e é determinado o movimento em direção ou afastamento da obtenção de metas. A readaptação às metas e às intervenções é feita com base nos dados da avaliação.
...