UM INCENTIVO ÀS MULHERES DE 50 ANOS A REALIZAÇÃO DA MAMOGRAFIA
Por: Gleyciane Aparecida Guimaraes • 23/5/2018 • Ensaio • 1.879 Palavras (8 Páginas) • 235 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Campinas
2017
gleyciane aparecida guimarães[pic 6]
[pic 7]
prevenção de câncer de mama:
UM INCENTIVO ÀS MULHERES DE 50 ANOS A REALIZAÇÃO DA MAMOGRAFIA
Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem da Instituição Faculdade Anhanguera de Campinas Unidade lll.
.
Orientador: Paula Batistella
Campinas
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 O Problema 3
2 OBJETIVOS 4
2.1 Objetivo Geral ou Primário 4
2.2 Objetivos Específicos ou Secundários 4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
5 METODOLOGIA 8
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
1 parágrafo: CA de mama]
2 parágrafo: Mamografia- importância
3 parágrafo: papel do enfermeiro na mamografia
Levando em consideração a importância da prevenção precoce do câncer de mama por meio da mamografia e a prestação de serviços de saúde de qualidade que visam reduzir a morbimortalidade das doenças, este trabalho visa contribuir no conhecimento do enfermeiro acerca da realização do exame mamográfico e sua participação na prevenção de agravos.
1.1 O Problema
Quais são as estratégias a serem usadas para incentivar a realização da mamografia?
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral ou Primário
Demonstrar estratégias utilizadas para o incentivo da realização da mamografia.
2.2 Objetivos Específicos ou Secundários
- Apontar obstáculos que interferem na realização da mamografia.
- Conhecer a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce.
- Descrever a importância dos enfermeiros e as possíveis ações de intervenção da saúde básica.
3 JUSTIFICATIVA
O câncer de mama é um tema de extrema relevância, a mamografia é o método de prevenção mais importante entre as mulheres de 50 anos, pois é a idade de maior risco e, portanto, é necessário um exame preventivo eficaz. Contudo é de grande importância demonstrar estratégias onde incentivam as mulheres a realizar a mamografia, com o intuito preventivo e de diagnóstico precoce, pois atualmente a preocupação sobre esse tema ainda é pouco vista entre as mulheres e entre os profissionais da saúde.
É necessário entender onde estão as causas que interferem na realização da mamografia como método de prevenção, para que o enfermeiro possa atuar a fim de minimizar as intercorrências causadas pelo câncer de mama.
Com isso o entendimento sobre o assunto é de grande importância para rever condições que possam causar danos significativos à saúde das mulheres, e assim possibilitar melhor qualidade de vida e tratamento precoce as mulheres que forem diagnosticadas. Para a comunidade acadêmica a pesquisa é de suma importância, pois é uma ferramenta que possibilita nortear os profissionais para ações eficazes de incentivo para realização da mamografia, assim como enriquecer o conhecimento sobre o enfrentamento frente às dificuldades relacionadas com o tema abordado.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 Obstáculos na realização da mamografia
A realização do autoexame de mama, tem um desafio na unidade básica de saúde, de orientação de todas as mulheres, principalmente as mulheres acima de 50 anos. Encaminhar essas mulheres para o exame de mamografia, destacando a importância do rastreamento do número elevado para o câncer de mama (ARRUDA et al., 2015).
É notório o conhecimento sobre a importância do rastreamento mamográfico, contudo, no Brasil a rede de serviço de atendimento de prevenção possui várias lacunas, dificultando o acesso da população. O acesso escasso aos serviços diminui o rastreamento de mulheres assintomáticas, o que pode levar ao aumento da incidência do câncer de mama, bem como, das sequelas causadas por ele (LOURENÇO; MAUAD; VIEIRA, 2013).
Existem numerosas justificativas correlacionadas para não realização do exame de mamografia, decorrendo sumariamente em barreiras relacionadas ao sitema de saúde, educação e atitudes de ambas as partes.
Há inúmeras razões relacionadas com a não realização do exame de mamografia, sendo sinteticamente divididas em barreiras relacionadas ao sistema de saúde, barreiras relacionadas à educação e barreiras relacionadas à atitude (14-16). No Brasil, devido à ausência de rastreamento mamográfico nacional organizado, e à existência de experiências isoladas (17-19), há limitados estudos clínicos relacionados ao papel da enfermagem no rastreamento mamográfico.
Os obstáculos encontrados aparecem das próprias mulheres que não realizam esses exames nas datas marcadas
4.2 Importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce
O câncer de mama apresenta-se como um tumor de consistência dura, de limites mal definidos, de tamanho que pode variar de um cm até vários centímetros de diâmetro, de acordo com o tempo de evolução. Segundo estudos sobre o câncer de mama a cerca de 1 milhão de novos casos por ano, e representa a neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres de países desenvolvidos (OLIVEIRA et al., 2016).
...