A Assistência Farmacêutica
Por: Sthefanie Brito • 14/2/2023 • Trabalho acadêmico • 434 Palavras (2 Páginas) • 88 Visualizações
FACULDADE INTEGRADA DA CETE
STHEFANIE BRITO MARCELINO
A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA
Garanhuns-Pe
2021
A importância da Atenção Farmacêutica
Em 1988 quando o SUS foi criado , foi proporcionado muitos avanços na área saúde. Baseado no direito ao acesso da população a todos os níveis de atenção, inclusive aos de Assistência Farmacêutica.
A Atenção Farmacêutica é um dos campos da Assistência Farmacêutica, é a área voltada para a educação em saúde, orientação farmacêutica, dispensação de medicamentos, atendimento farmacêutico, acompanhamento farmacoterapêutico e registro sistemático das atividades.
Assim sendo a Atenção Farmacêutica é uma das atividades da Assistente Farmacêutica, que engloba ações especificas do profissional farmacêutico no contexto da assistência ao paciente, que visam à promoção do uso racional de medicamentos, na medida em que desenvolve um acompanhamento sistemático da terapia medicamentosa utilizada pelo indivíduo buscando avaliar e garantir a necessidade, a segurança e a efetividade no processo de utilização de medicamentos.
A atenção farmacêutica é um novo modelo, centrado no paciente que surgiu como uma alternativa que busca melhorar o processo de utilização de medicamentos alcançados resultados concretos. A atuação da equipe farmacêutica na APS vai muito além de checar estoques, monitorar o consumo interno, os farmacêuticos possuem um papel muito importante no sentido de orientar os demais colaboradores das UBS e a população sobre o uso consciente de medicamentos, os profissionais torna-se corresponsável pela qualidade de vida do paciente, pois se tem a orientação quanto ao uso correto, a aderência ao tratamento prescrito a de prevenir efeitos colaterais ou interações medicamentosa, insumos estratégicos para o sucesso terapêutico e a garantia do direito à saúde.
A atenção farmacêutica se baseia em um acordo entre o paciente e o farmacêutico onde o profissional garante ao paciente compromisso e competência, criando um vínculo que sustenta a relação terapêutica, identificando as funções comuns e as responsabilidades de cada parte e a importância da participação ativa. Uma relação terapêutica é uma aliança entre o profissional e o paciente e se forma com a finalidade específica de satisfazer as necessidades de assistência à saúde do paciente. É um ato de cuidado na integralidade biopsicossocial do indivíduo e não apenas na visão reducionista de um estado patológico.
A ausência da Atenção Farmacêutica compromete o processo de cura ou a manutenção da saúde do paciente gerando um grande agravo do quadro clinico do paciente podendo levá-lo até mesmo a óbito. O usuário de medicamento deve ser o foco central das atividades do farmacêutico, considerando que muitos pacientes utilizam de maneira inadequada, tanto ao armazenar ou quanto a forma de prepará-los, dessa maneira acaba causando danos à saúde, a Atenção Farmacêutica faz-se necessária nos estabelecimentos de saúde publica e provada.
...