A Assistência Farmacêuticas
Por: Amanda Cibele • 1/5/2021 • Resenha • 323 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
Farmacêutico e sua importância no processo de assistência farmacêutica.
Amanda Cibele Regis Costa
01284110
Farmácia
Como farmacêutico se deve saber, que a dispensação não pode se restringir apenas a entrega de um medicamento. Deve- se visar o bem-estar do paciente, fazendo com que esse faça o uso da medicação da melhor maneira possível. É um ato estabelecido à atenção farmacêutica, por se tratar de uma atividade profissional. A dispensação é um processo que exige bastante cuidado, e deve ser uma ação integrada do farmacêutico com outros profissionais, principalmente com os prescritores.
Porém, o farmacêutico não é responsável somente pela dispensação, existe uma série de etapas do processo de atendimento farmacêutico diante de uma prescrição, visando, a prevenção, identificação e resolução de problemas relacionados a farmacoterapia. O farmacêutico deve saber como se inicia esse processo pois se faz uma análise da prescrição e identificação do sujeito que está sendo atendido, assim, pode se decidir os caminhos que serão tomados nesse processo. É necessário também que haja a orientação para o uso do medicamento. Fora isso, é de extrema importância um diálogo entre o profissional e o paciente, pois assim várias informações são levadas em consideração. Possibilitando dessa formar a segurança e efetividade.
Sendo então, o papel do farmacêutico na farmacovigilância bastante importante, pois se deve ter habilidades de comunicação e conhecimento das doenças que acometem os pacientes, esses serão requisitos para que seja possível a identificação dos problemas relacionados a farmacoterapia. Fora que esse profissional pode e deve aplicar notificações caso algum problema de reação adversas ou desvio de qualidade for encontrado.
Para que isso aconteça de forma correta, o profissional deve estar bastante atento e prestando a assistência farmacêutica corretamente. Pois o processo de identificação de problemas relacionados a farmacoterapia requer uma análise minuciosa dos problemas de saúde do paciente e dos medicamentos em uso pelos mesmos. Fazendo com que todo processo de dispensação seja um procedimento padrão que garanta a qualidade no atendimento e o bem-estar da pessoa.
Referências:
https://www.scielosp.org/article/csc/2011.v16n9/3883-3891/
...