A Assistência e Atenção Farmacêutica
Por: Dionatan Caliari • 17/9/2018 • Trabalho acadêmico • 4.239 Palavras (17 Páginas) • 562 Visualizações
FACULDADE NOROESTE DO MATO GROSSO
BACHARELADO EM FARMÁCIA
DIONATAN CALIARI MARASSI
ESTÁGIO SUPERVIONADO I: Assistência e Atenção Farmacêutica
Juína- MT
2018
FACULDADE NOROESTE DO MATO GROSSO
DIONATAN CALIARI MARASSI
ESTÁGIO SUPERVIONADO I: Assistência e Atenção Farmacêutica
Relatório apresentado ao Curso de Bacharel em Farmácia da Faculdade Noroeste do Mato Grosso, como requisito parcial para obtenção do título de bacharelado em Farmácia, sob a orientação do Prof. Dr.Sikiru Olaitan Balogun
Juína- MT
2018
RESUMO
O presente trabalho tratou-se o relatório do estágio supervisionado I: Assistência e Atenção Farmacêutica, realizado na drogaria Ultra Popular. O estágio supervisionado I tem como objetivo proporcionar ao estudante a associação entre a fundamentação teórica vistos durante o Curso de Farmácia e a prática de farmacêuticos nas farmácias sem manipulação ou farmácia básica (pública). Assistência farmacêutica é composta por duas subáreas distintas, porém complementares; uma relacionada à tecnologia de gestão do medicamento (garantia de acesso) e a outra relacionada à tecnologia do uso do medicamento (atenção farmacêutica). Durante a prática foram realizados assistências farmacêuticas, atenção farmacêutica e dispensações de medicamentos. Foi realizado também o controle de estoque, organização e regularizações de medicamentos junto ao farmacêutico supervisor local. Fiz observações como o farmacêutico lidou com o atendimento dos clientes, como é feito controle burocrático e como a drogaria segue com relação as legislações. Pude observar que há uma grande demanda de pacientes que procuram a drogaria, em especial, o farmacêutico, para tirar dúvidas de como tomar diversos medicamentos. A experiência do estágio na drogaria Ultra Popular, possibilitou experenciar o quão é importante a atuação e do farmacêutico na assistência e na atenção farmacêutica para pacientes, e vale salientar que foi de suma importância as orientações dadas pelo supervisor de estágio Adriano Stocco Martins, que destacou a importância do atendimento aos pacientes.
Palavras-chave: Atenção Farmacêutica, Assistências Farmacêuticas, Drogaria, controle burocrático.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVOS GERAIS 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
3.1 ASSISTÊNCIA FARMACEUTICA 7
3.2 ATENÇÃO FARMACEUTICA 8
3.3 SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE PRODUTOS CONTROLADOS (SNGPC). 8
3.3.1 Os medicamentos de controle especial de acordo de SNGPC 8
3.3.2 Considerações gerais sobre a notificação de receita 9
3.4 FARMÁCIA POPULAR 10
4 DESCRIÇÃO DA DROGARIA 11
4.1 ESTRUTURAS FÍSICA 11
5 ATIVIDADES REALIZADAS 12
5.1 ATENÇÕES FARMACÊUTICAS 12
5.2 APRENDIZAGENS SOBRE EFEITOS COLATERAIS 14
5.3 CONTROLESDE ESTOQUE 14
6 CRONOGRAMA DE FREQUENCIA 15
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
No Brasil, o sistema público de saúde, chamado de Sistema Único de Saúde (SUS), é apontado como uma grande conquista da sociedade, tendo em vista o seu caráter de política estatal que promoveu ampla inclusão social. O SUS, criado pela Constituição Federal de 1988 e institucionalizado pela Lei Orgânica da Saúde, é reconhecido em decorrência de seus princípios de universalidade e igualdade no atendimento e de integralidade das ações e serviços de saúde. A integralidade pressupõe que as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde não podem ser separadas; assim, as unidades prestadoras de serviço devem contemplar os vários graus de complexidade da assistência à saúde (VIEIRA, 2010).
Assistência farmacêutica está em uma grande área composta por duas subáreas distintas, porém complementares; uma relacionada à tecnologia de gestão do medicamento (garantia de acesso) e a outra relacionada à tecnologia do uso do medicamento (correta utilização do medicamento), em que se enquadra uma especialidade privativa do farmacêutico (ARAÚJO et al, 2008).
Atenção Farmacêutica é a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Essa prática é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um serviço indispensável na relação paciente medicamento (DOBLINSKI, 2006). O farmacêutico ocupa papel-chave na Assistência Farmacêutica, na medida em que é o único profissional da equipe de saúde que tem sua formação técnico-científica fundamentada na articulação de conhecimentos das áreas biológicas e exatas, porém sua inserção ocorre de forma gradativa e heterogênea, encontrando-se, hoje, muito aquém das necessidades, tanto do ponto de vista quantitativo, quanto qualitativo. Mundialmente, evidencia-se o papel do farmacêutico como profissional da área da saúde, cujas funções devem ser voltadas para o uso racional de medicamentos, visando o bem-estar da população e a redução dos gastos desnecessários (CORADI, 2012).
...