A FARMACOCINETICA
Por: 022829 • 23/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1] | CURSO: Farmácia UNIDADE DE ENSINO: Farmacocinética PERÍODO: Quarto DATA:12/08/2021 GD 3 PROF(A).: Elisa Gomes Lanna NOME: Maria Eliziane de Sousa Santana NOTA: _______ |
1) Em pacientes com insuficiência renal podem ocorrer alterações na farmacocinética de fármacos. Qual é procedimento a ser adotado para evitar efeitos adversos ou tóxicos quando há acumulo de fármaco?
Isto significa que tanto o acúmulo como a dosagem subterapêutica do fármaco utilizado devem ser evitados. Os efeitos adversos também podem surgir em decorrência de uma dosagem excessiva (de um ou mais fármacos) e dos efeitos sinérgicos de múltiplos agentes.
2) Observa-se, em paciente portador de insuficiência cardíaca uma limitação do fluxo sanguíneo hepático. Neste caso, qual é o parâmetro farmacocinético a ser afetado rapidamente quando é administrado propranolol, β-bloqueador adrenérgico?
A) Excreção biliar
B) Metabolismo (X)
C) União fármaco à proteína
D) Barreira enteroepática
Resposta R=B
Em cardiopatia (insuficiência cardíaca) pode ocorrer limitação do fluxo sanguíneo (insuficiência circulatória secundária) para o fígado, podendo assim, afetar a rápida metabolização hepática de alguns fármacos como a imipramina, morfina e propranolol.
3) Mulher de 25 anos passa a apresentar náuseas e vômitos durante a gestação, necessitando do uso de medicação antiemética. Do ponto de vista de menor risco ao feto, qual das quatro opções seria a medicação de escolha? Justifique.
A) Metoclopramida
B) Ondasetrona (X)
C) Pirodoxina (Vit. B6)
D) Definidramina
RESP= Alternativa letra B
Justifica às vezes o uso de Farmacoterapia nessas patologias que pode comprometer a gestação e o desenvolvimento fetal.
Em apenas de 10% dos casos são utilizados fármacos antieméticos como piridoxina (vit. B6) de risco A e outros como definidramina, meclizina, ondasetrona e metoclopramida de risco B, segundo FDA.
4) O fator etário é importante na clínica geriátrica e pediátrica. Assinale a assertiva incorreta listada abaixo.
A) Cloranfenicol quando administrado pode provocar a síndrome cinzenta em recém-nascido.
B) Na união fármaco à albumina, a fração livre de diazepam é sempre maior no idoso que no jovem.
C) A eliminação renal é mais elevada no recém-nascido que no jovem, por isso não há necessidade de ajuste posológico para alguns fármacos (antibióticos aminoglicosídeos) para evitar o acumulo de fármaco.
D) A eliminação renal é mais reduzida no idoso que no jovem adulto, por isso se faz necessário o ajuste posológico em todos os casos.
Resposta: alternativa letra C
5) Em caso de um paciente não apresentar resposta terapêutica, qual é a hipótese abaixo que não pode ser admitida?
A) Diagnóstico correto
B) Ausência de adesão (ou concordância)
C) Escolha inadequada de dose
D) Escolha inadequada dos intervalos de administração
Resposta: alternativa letra A
6) Quais são as direções principais da Farmacogenética e Farmacogenômica?
Atualmente as pesquisas em Farmacogenética e a Farmacogenômica têm sido conduzidas em duas direções principais: a) a identificação de genes que afetam a resposta dos pacientes aos medicamentos existentes no mercado; b) a identificação de genes envolvidos na fisiopatologia de doenças e que podem ser alvos para novos fármacos.
7) O que são mutações genômica, cromossômicas e gênicas? O que se entende por poliformismo genético e farmacogenético?
Toda a variação genética se origina de um processo conhecido como mutação, definido como qualquer alteração na sequência de nucleotídeos ou rearranjo do DNA no genoma. Em termos genéricos, as mutações podem ser classificadas em três categorias: mutações genômicas (que alteram o número total de cromossomos na célula),mutações cromossômicas (que alteram o número ou a estrutura de cromossomos individuais) e mutações gênicas (que alteram genes individuais).
...