A Introdução a assistência Farmacêutica
Por: Tatianeslk • 29/4/2022 • Trabalho acadêmico • 390 Palavras (2 Páginas) • 104 Visualizações
[pic 1] Introdução a assistência Farmacêutica
Aluna: Juliana Alcantara
A Biofarmácia é o estudo da relação entre as propriedades física e química dos medicamentos, e sua biodisponibilidade, ou seja, a quantidade de medicamentos que o organismo absorve, e a velocidade com que isso ocorre.
A profissão é muita valorizada por Indústrias Multinacionais que investem em pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas, além de Laboratórios nacionais que visam o desenvolvimento de medicamentos genéricos e a simples visão da comprovação da Biodisponibilidade de seus medicamentos frente aos medicamentos de referência para que esses estejam bioequivalentes.
Uma grande atuação da biofarmacia é junto com a biotecnologia, essas duas áreas trabalham juntas para criação de Biofármacos que são medicamentos obtidos por alguma fonte ou processo biológico, ou seja, o princípio ativo do biofármaco é obtido através do emprego industrial de microorganismos ou células modificadas geneticamente com o intuito de produzir novas proteínas mais complexas e proteínas com maior atividade biológica e mais vida média e menos efeitos colaterais.
Atuação do Biofarmacêutico
- O Biofarmacêutico realiza pesquisas de moléculas promissoras, como princípio ativo, procedentes da biotecnologia;
- É Responsável pela segurança e eficácia dos medicamentos;
- Busca novas biomoléculas, a fim de desenvolver um medicamento mais eficaz para doenças com pouca ou nenhuma opção de tratamento;
- É Responsável por depositar patentes de novos produtos e processos biofarmacêuticos em institutos de propriedade intelectual dos países de interesse;
- Avalia os estudos in vivo - necessários para o lançamento de novos produtos;
- Estuda a farmacocinética e farmacodinâmica de medicamentos;
- Desenvolve formulações farmacêuticas utilizando técnicas que enfatizam a nanotecnologia;
- É Responsável pelos ensaios pré-clínicos;
- Realiza pesquisas na área de modelagem molecular.
- É Responsável por estudar e desenvolver processos e produtos biofarmacêuticos inovadores;
Área de atuação: O biofarmacêutico pode atuar em Indústrias farmacêuticas e de Biotecnologia, em Consultorias especializadas, em universidades e em Centross de pesquisa.
Requesitos: É necessário para atuar na profissão ter o curso de graduação em Farmácia, Ter uma especialização na área de química farmacêutica ou de desenvolvimento de medicamentos é pré-requisito para ingressar em programas de mestrado e doutorado na área.
Importante ter Inglês e Espanhol; ( para atuar em outros Países também)
Faixa salarial: O Biofarmacêutico ganha em média R$ 3.471,61 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de 40 horas semanais, chegando até R$ 6.704,93 de acordo com pesquisa do salario.com.br
Capacidade de gerir projetos, concentração e criatividade é característica para um Biofarmacêutico de sucesso.
...