ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DROGARIA PRIVADA – AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR
Por: dscarvalhotec • 31/3/2016 • Trabalho acadêmico • 911 Palavras (4 Páginas) • 651 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
DROGARIA PRIVADA – AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR
Trabalho de Assistência Farmacêutica sobre Farmácia Privada e o Programa do Governo Federal Farmácia Popular, apresentado a Professora Carla Aparecida com intuito de aprimorarmos nossos conhecimentos em relação ao Curso de Farmácia.
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
CURSO: FARMÁCIA
SEMESTRE: 2º SEMESTRE
DISCENTE (S): CARLA APARECIDA
DOCENTES: ANGLA SOLANGE PIMENTEL
ANTONIA GONÇALVES DE SOUZA
EDUARDO HENRIQUE MENDONÇA ROMAN
ILMA MEDEIROS
JOSILENE FRANÇA SANTOS
JESSICA GABRIELLE AZEVEDO WENDPAP
MÔNICA SOARES CHAVES
SUMÁRIO
CONTEÚDO
1 RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 44, DE 17 DE AGOSTO DE 2009 4
1.1 INFRA-ESTRUTURA 4
2 PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR 5
2.1 DISPENSAÇÃO 5
3 MEDICAMENTOS CONTROLADOS 6
3.1 MEDICAMENTOS TERMOLÁBEIS 6
4 DEPÓSITO 7
4.1 ATENÇÃO FARMACÊUTICA 7
5 CONCLUSÃO FINAL 8
1 RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 44, DE 17 DE AGOSTO DE 2009
Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.
1.1 INFRA-ESTRUTURA
A farmácia possui infra-estrutura compatível com as atividades desenvolvidas, possuindo ambientes para atividades administrativas, recebimento e armazenamento dos produtos, dispensação de medicamentos, depósito de material de limpeza e sanitário. Conforme RDC 44 Cap. III Art. 5º a 14º.
2 PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR
O Farmácia Popular é um programa voltada a atender a população brasileira, principalmente medicamentos essenciais ao tratamento de doenças de maior ocorrência no Brasil, por meio de transferência de recursos do Ministério da Saúde, aos estabelecimentos farmacêuticos credenciados. Ex.: hipertensão, contraceptivos e diabetes, ficam disponíveis em farmácias e drogarias privadas com valores até 90% menores que os cobrados normalmente.
Como funciona:
As Farmácias cadastradas tem que ter primeiramente um computador cadastrado no ministério da saúde e o vendedor . Para efetuar a venda tem que cadastrar o cliente,depois digitalizar a receita lembrando que a mesma tem validade de 04 meses porem a quantidade de medicamento só pode ser dispensado de 30 em 30 dias o cliente tem que estar RG e CPF para retirada dos mesmos ou uma procuração, no cadastro do sistema tem que constar o CRM do médico que prescreveu a receita.
As receitas são separadas em pastas diariamente e enviadas semanalmente para o CNGPC.
2.1 DISPENSAÇÃO
A dispensação dos medicamentos são feitas pelo balconista ou farmacêutico Antonio que permanece no local durante todo tempo de funcionamento conforme a RDC 44.
Art. 3º As farmácias e as drogarias devem ter, obrigatoriamente, a assistência
...