Diuréticos: QUAL MECANISMO DE AÇÃO?
Por: Jamilyjbs • 31/8/2021 • Abstract • 405 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
DIURÉTICOS
- QUAIS EXISTENTES?
- QUAL MECANISMO DE AÇÃO?
- EFEITOS INDESEJADOS?
QUAIS EXISTENTES?
Existem vàrios diuréticos que são diferenciados de acordo com seus locias de ação, estruturas químicas, efeitos sobre a excreção de potássio e de acordo com o mecanismo de ação:
- Diuréticos inibidores da anidrase carbónica;
- Diuréticos de ansa;
- Diuréticos tiazídicos;
- Diuréticos poupadores de potássio; ● Diuréticos osmóticos.
MECANISMO DE AÇÃO
De maneira geral eles aumentam a excreção de água pelos rins, que geralmente se dá como uma resposta a um aumento da perda de sódio nos túbulos renais.
● Diuréticos inibidores da anidrase carbónica
Seu mecanismo de ação se dá pelo túbulo proximal onde está localizado os inibidores de anidrase carbônica. A enzima vai catslisar a desidratação do (H2CO3 )em bicarbonato (HCO3), depois ocorre o bloqueio não ocorrendo a reabsorção do bicarbonato causando a diurese de (NaHCO3).
Diuréticos da ansa
Atua na porção ascendente da alça de Henle onde ocorre uma diferença de potencial entre os espaços intersticial e luminal devido o movimento entre a membrana do K+ e Cl-.Eles são capazes de inibir o cotansporte Na+, K+, 2Cl- e bloquear a transferência de eletrólitos. Assim, como consequência, a inibição da reabsorção de Na+aumenta a osmolaridade do fluido tubular que acarreta menor reabsorção tubular da água(aumenta a diurese).
Diuréticos tiazídicos
Seu mecanismo de ação ocorre na porção inicial do túbulo distal, eles são capazes de inibir a ativação deste cotransporte, ligando-se ao local de fixação do Cl-nele existente. Eles inibem anidrase cabónica, um efeito que aumenta a excreção de HCO3- e fosfato e contribui para efeito fraco a nível dos tubulos proximais.
Diuréticos poupadores de potássio
São dosi tipos Manitol, Acetazolamida vão agir em local distinto do túbulo renal o que se traduz em indicações, poder e ação e efeitos adversos distintos, sendo assim vão aumentar a eliminação de sódio e água pela urina.
Diuréticos Osmóticos
São filtrados no glomérulo renal aumenta significamente a osmolalidade do plasma e fluido tubular. Ocorre um aumento significativo de volume urinário o que diminui a concentração de Na+, assim a reabsorção de Na+ é afetada assim ocorre a diminuição da sua concentração no fluido interaluminal.
EFEITOS INDESEJADOS
Os efeitos adverso mais comuns que podem ocorrer são:
- Náuseas;
- Vômitos;
- Sede;
- Dor de cabeça;
- Tontura;
- Tremores;
- Febres;
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Dor no peito;
- Desidratação;
- Visão borrada; ● Hipertensão.
...