FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Por: Lelei Brandao de Oliveira • 5/6/2018 • Relatório de pesquisa • 1.691 Palavras (7 Páginas) • 383 Visualizações
[pic 4]
[pic 5]
Guarapari
2018
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
Guarapari
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................................. 5
2 OBJETIVO..................................................................................................... 5
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................... 6
4 CONCLUSÃO.................................................................................................7
ANEXOS.....................................................................................................7,8 e 9
REFERÊNCIAS................................................................................................ 10
RESUMO
O presente trabalho refere-se ao esfregaço sanguíneo, uma vez coletada a amostra de sangue, dois tipos de esfregaços podem ser realizados como delgado e espesso. Esfregaços espessos são frequentemente utilizados para triagem, já os esfregaços delgados proporcionam maior visualização das células. Estudos encontrados apontam que a confecção do esfregaço sanguíneo é, sem dúvida, o melhor método para um exame confiável.
ABSTRACT
The present work refers to the blood smear, once collected the blood sample, two types of smears can be performed as thin and thick. Thick smears are often used for screening, since thin smears provide enhanced visualization of cells. Studies have found that making the blood smear is undoubtedly the best method for a reliable examination.
- Introdução
A confecção do esfregaço sanguíneo é essencial para a realização de um hemograma confiável. Os esfregaços podem ser realizados na mão (método de predileção), são utilizadas uma lâmina e uma distensora de vidro transparente. O esfregaço ideal deve ser livre de falhas e paradas, não muito espesso, nem fino demais, e sem falhas na cauda. Na observação ao microscópio às duas bordas onde são realizadas as contagens devem apresentar os eritrócitos mais separados e os leucócitos bem distribuídos.
- Objetivo
O objetivo deste trabalho é compreender os métodos mais usados e confiáveis para a visualização e contagem de células do sangue, que são essenciais para o corpo humano.
- Fundamentação teórica Os Esfregaços delgados e espessos são realizados a mão e manipulados por uma lâmina (livre de resquícios) e com uma distensora de vidro para o estirado do sangue. Os corantes mais usados para a coloração do esfregaço sanguíneo são o azul de metileno e eosina, junto com o metanol, através do método Romanowsky. Manuseando uma lente de imersão com capacidade de aumento de 100 vezes, contamos as plaquetas em 5-6 campos, calculamos a média por campo e multiplicamos este número por 20.000 para obter uma estimativa, da contagem de plaquetas. As plaquetas em geral têm diâmetro de 1-2 m com uma aparência granulada e azulada. Normalmente há uma plaqueta para cerca de 20 eritrócitos, a contagem automatizada é muito mais precisa, mas grandes disparidades encontradas entre as contagens manuais e automatizada devem ser avaliadas. O aparecimento de grandes plaquetas pode constituir um sinal de renovação rápida, uma vez que as plaquetas jovens são com frequências maiores do que as plaquetas mais velhas; podem aparecer algumas síndromes herdadas raras, ou seja, doenças e podem produzir plaquetas grandes.
Os eritrócitos conseguem assumir uma diversidade de formas diferentes. Todos os eritrócitos com formato anormal são denominados poiquilócitos (discos arredondados e achatados). Os eritrócitos pequenos que necessitam da palidez central são denominados esferócitos(forma esférica, devido a perda da membrana celular sem perda de citoplasma); podem ser encontrados na esferocitose hereditária, em anemias hemolíticas de outras etiologias. O esfregaço espesso ou em gota espessa tem como vantagem em detectar parasitos, porem a sua morfologia é dificilmente de ser observada devido a ruptura dos eritrócitos, já o esfregaço delgado permite melhor estudo da morfologia do parasito e das alterações características do eritrócito parasitado, proporcionando a confirmação do diagnóstico da gota espessa, em situações de dúvida.
...