TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Clínico Farmacologia

Por:   •  21/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

Paciente de 54 anos, diabética, hipertensa, obesa e com colesterol LDL alto, relata ao seu farmacêutico a presença de inúmeras crises de hipoglicemia, episódios de asma e tem histórico familiar de trombose, porém, com intensos episódios de sangramento gengival e cicatrização lenta. O farmacêutico avalia a medicação que a paciente utiliza.

- Enalapril 10mg diário

- Detemir diário

- Insulina regular após as refeições

- Rosuvastatina 20mg diário

- Varfarina 5mg diário

Como farmacêuticos, podemos explicar: por que houve sangramento, hipoglicemia e asma?

O sangramento se dá pela interação entre a rosuvastatina e a varfarina, a qual tem sua ação potencializada em uso concomitante com a anterior. A hipoglicemia se dá por conta da utilização de uma insulina de ação prolongada (Detemir 24h) juntamente com uma insulina de ação rápida “lenta” (Regular 2h), que desloca os níveis de glicemia, diminuindo-a. A asma ocorre por conta do uso do Enalapril, o qual inibe uma enzima (ECA) responsável pela degradação de bradicinina (que causa broncoconstrição).

Jovem de 28 anos com acne leve, obesa, hipertensão leve, faz uso de furosemida 40mg diários receitados pelo seu clínico geral, sinvastatina 20mg diários receitados por seu cardiologista, ciprofibrato 100mg diários receitados pelo seu endocrinologista, relata ao seu farmacêutico episódios de cãibras, desidratação e dores musculares intensas, mesmo em repouso.

Por que houve cãibras, desidratação e dores musculares intensas? Sugira um novo método de tratamento para esta paciente.

As cãibras se dão pelo uso de furosemida, que é um diurético de alça, não poupador de potássio, que inibe a reabsorção de sódio nas alças, ocasionando perda de magnésio, potássio, cálcio e água, justificando a desidratação pela intensa perda de água e as cãibras por baixa de potássio. As dores musculares intensas se dão pela associação errônea de ciprofibrato e sinvastatina, que causa rabdomiólise intensa.

O novo método de tratamento seria substituir a furosemida por espironolactona, um diurético poupador de potássio que leva a normalização dos níveis plasmáticos deste íon juntamente com a água, cessando a desidratação e as cãibras. A rabdomiólise pode ser cessada usando apenas a sinvastatina como tratamento da dislipidemia e suspender o ciprofibrato, e se a perda de massa muscular prevalecer, suspender o uso das estatinas, uma vez que a enzima CPK pode estar alta.

A acne também seria normalizada pelo uso de espironolactona, que tem a estrutura parecida com a da testosterona, competindo pelos sítios ativos e diminuindo a ação da mesma, o que diminui a aparição de es

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com