PREVALÊNCIA DE CASOS DE AIDS NO MUNICÍPIO DE PALMAS
Por: flaviobertan • 10/8/2015 • Artigo • 4.541 Palavras (19 Páginas) • 337 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
JUCELIBALEN
PREVALÊNCIA DE CASOS DE AIDS NO MUNICÍPIO DE PALMAS – PARANÁ ENTRE OS ANOS DE 2003 Á 2012
PALMAS
2015
JUCELIBALEN
PREVALÊNCIA DE CASOS DE AIDS NO MUNICÍPIO DE PALMAS – PARANÁ ENTRE OS ANOS DE 2003 Á 2012
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Curso de Farmácia do Instituto Federal do Paraná como requisito parcial de avaliação.
Prof. Orientadora Dayanna Hartmann Cambruzzi
PALMAS
2015
SUMÁRIO
RESUMO ...................................................................................................................03
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .............................................................................06
2.1 ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA AIDS .........................................................06
2.2 ETIOLOGIA DA AIDS ..........................................................................................06
2.3 EPIDEMIOLOGIA ................................................................................................09
3 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS .......................................................................11
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................15
REFERÊNCIAS ........................................................................................................16
PREVALÊNCIA DE CASOS DE AIDS NO MUNICÍPIO DE PALMAS – PARANÁ ENTRE OS ANOS DE 2003 Á 2012
Juceli Balen*1
Dayanna Hartmann Cambruzzi*2
RESUMO
Este artigo apresenta o estudo realizado sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, observada pela primeira vez no início dos anos 1980, trata-se de uma doença contagiosa, causada pelo vírus HIV que leva a perda progressiva da imunidade. A doença caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas devido à queda da taxa de linfócitos T CD4,células importantes na defesa imunológica do organismo. Segundo a OMS, é considerada uma epidemia que causa morte em diversas faixas etárias sem distinção de classe social. O objetivo geral foi verificar a prevalência de casos de AIDS, e relacionar estes casos o variável quantitativo sexo e idade do paciente nos anos de 2003 - 2012. A coleta de dados baseou-se em um levantamento secundário coletados junto ao SINAM- Sistema Nacional de Agravos Notificáveis, através da Ficha Individual de Notificações-FIN, seguida de uma revisão bibliográfica Entre os resultados encontrados pode-se inferir que a AIDS possui maior incidência na faixa etária entre 20 a 49 anos em ambos os gêneros seja em âmbito municipal como estadual.
Palavras chave: AIDS, epidemiologia, imunidade.
ABSTRACT
This article presents the study realized about the Acquired Immunodeficiency Syndrome, first observed in 1980, it is a contagious disease, caused by the HIV virus, which leads to progressive loss of immunity. The disease is characterized by a set of signals and symptoms because of the CD4 drop rate, important cells in the immune defense of the organism. According to WHO, It is considered an epidemic, cause death in different age groups without social class distinction. The overall objective was to verify the prevalence of AIDS cases, and relate these cases the variable quantitative sex and age of the patient from 2003 to 2012. The data collection was based on a secondary survey collected from the SINAM- National System of Notifiable Diseases, through the Single Sheet notifications –FIN, followed by a literature review. The results obtained can be inferred that AIDS has the highest incidence in the age group between 20 and 49 years in both genders is at the municipal and state level.
Key – words: AIDS , epidemiology, immunity.
1 INTRODUÇÃO
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) foi reconhecida em meados de 1981, nos Estados Unidos da América (EUA), a partir da identificação de um número elevado de pacientes adultos do sexo masculino, homossexuais e moradores de São Francisco ou Nova York, que apresentavam sarcoma de Kaposi, pneumonia por Pneumocystis carinii e comprometimento do sistema imune, o que levou à conclusão de que se tratava de uma nova doença, ainda não classificada, de etiologia provavelmente infecciosa e transmissível. (Brasil, 2010)
Conforme Ceccato et al (2004), a Aids, uma doença que atinge de forma prevalente os países em desenvolvimento, América Latina, África e Ásia, regiões que apresentam falta de recursos financeiros e humanos, configurando-se, como um dos mais sérios problemas contemporâneos de saúde pública, visto que apresenta um alto grau de morbimortalidade e perspectivas de contínuo crescimento e propagação em todos os continentes.
É importante ressaltar que se trata de uma doença que ocupa a quarta posição em número de infectados no mundo, bem como não é característica de um único grupo tais como hemolíticos, homossexuais, usuários de drogas injetáveis e indivíduos que recebem transfusão. Conforme o Ministério de Saúde (2004), todos independente do sexo, idade, cor, etnia, religião, profissão ou escolha sexual, estão sujeitos a contrair o HIV.
A história natural dessa infecção vem sendo alterada consideravelmente pela
Terapia antirretroviral (ARV),
...