RELATÓRIO DA PRÁTICA DE QUÍMICA ORGÂNICA I: SÍNTESE DE ACETONA
Por: Liana Vitória Milhomem • 14/6/2022 • Relatório de pesquisa • 1.136 Palavras (5 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- CCBS
RELATÓRIO DA PRÁTICA DE QUÍMICA ORGÂNICA I:
SÍNTESE DE ACETONA
São Luís
2021/2
GUSTAVO HENRIQUE MEIRELES ALMEIDA
LIANA VITÓRIA DE ANDRADE MILHOMEM
LUDIMILLA RAIOL MONROE
RELATÓRIO DA PRÁTICA DE QUÍMICA ORGÂNICA I:
SÍNTESE DE ACETONA
Relatório da prática experimental apresentada à disciplina Química Orgânica I do curso de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão como requisito para obtenção de nota na disciplina.
Profa Dra. Maraylla Inácio de Moraes
São Luís
2021/2
RESUMO
A prática experimental se dirigiu a síntese de acetona (CH3CH3) também conhecida como propanona. A acetona que é um composto orgânico na forma líquida incolor, muito volátil, capaz de se solubilizar em água e além disso bastante inflamável ocorreu com o uso de um balão de duas bocas, um funil e um condensador que torna possível o refluxo dos componentes usados no sistema. Durante a síntese da acetona é necessário atenção, algumas etapas precisam acontecer dentro da capela pois existem vapores inflamáveis que podem ser liberados, o que torna arriscado de fazer em ambiente ao ar livre, com risco de inalação, dentre outras consequências.
Para a realização do experimento os principais reagentes utilizados foram: Ácido Sulfúrico (H2SO4) e Dicromato de Potássio (K₂Cr₂O₇) para ter assim uma mistura sulfocrômica. A água destilada também participou na realização dessa experiência.
SUMÁRIO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Principal membro da classe das cetonas (substâncias orgânicas oxigenadas) recebe a denominação de acetona ou ainda propanona, dimetil-cetona. A acetona é um composto sintético, ou seja, não é encontrado na natureza, é produzido, tem a forma de um líquido incolor de odor característico e pode ser facilmente distinguido. É muito presente nos salões de beleza onde é usado para remoção de esmaltes, também é solvente de tintas, vernizes, até mesmo como agente secante de objetos, como por exemplo, de recipientes em laboratórios.
Devido a sua miscibilidade em água, ambos combinam-se e evaporam, no entanto a acetona como é bem mais volátil evapora primeiro.
A acetona apresenta relativa toxidade, podendo agredir a mucosa bucal e nasal, além de provocar irritações na pele. Além disso, a acetona pode ser usada na produção de clorofórmio iodofórmio, e bromofórmio, na produção de medicamentos e como dissolvente celulóide.
A acetona é um produto formado a partir da oxidação de álcoois, dependendo do agente oxidante empregado e a natureza do álcool, se é primário, secundário, terciário. Para a síntese de acetona, também usa-se quase ao final do processo a destilação fracionada, purificando os líquidos.
...