RELATÓRIO DE MECANISMO DE REAÇÕES ORGÂNICAS
Por: Kika Monteiro • 9/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.428 Palavras (6 Páginas) • 523 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ [pic 1]
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
RELATÓRIO DE MECANISMO DE REAÇÕES ORGÂNICAS
AULA NO 6
OXIDAÇÃO DO ÁLCOOL BENZÍLICO
MACAPÁ - AP
2018
RELATÓRIO DE MECANISMO DE REAÇÕES ORGÂNICAS
Aula no 6
Oxidação do álcool benzílico
Relatório de aula prática apresentado ao curso de Farmácia da Universidade à ser utilizado como instrumento avaliativo na disciplina de Mecanismo de reações orgânicas ministrada pela Prof. ...
MACAPÁ – AP
2018
INTRODUÇÃO
A oxidação está dentre as reações mais relevantes dos álcoois, isso acontece, pois os produtos oriundos dessas reações são de grande importância para a indústria de plásticos, para a indústria farmacêutica, na de química fina e petroquímica. Nesse tipo de reação é comum utilizar a metodologia clássica com quantidades estequiométricas de oxidantes inorgânicos, como os reagentes a base de manganês e também de cromo (ZORZANELLI, MURI, 2014; SHELDON, 1981). Atualmente a química orgânica sintética exige reagentes específicos que sejam capazes de oxidar os álcoois em situações reacionais moderadas e que não tenham um grande impacto no meio ambiente, dessa forma outros reagentes, a base de dimetilsulfóxido, foram desenvolvidos (SOUZA, 2014).
O permanganato de potássio (KMnO4), é um forte agente oxidante, exerce a oxidação seletiva, sendo potente o suficiente para oxidar tolueno em ácido benzoico, apresentando uma coloração violeta, quando dissolvido em água ( DE LUCA et. al., 2001). O manganês é um metal de transição, possui coloração branco acinzentado, possuindo como os estágios de oxidação mais comuns +2, +3,+4, +6 e +7 (DASH et. al., 2009).
O ácido benzoico é um ácido carboxílico fraco, sendo um composto aromático, onde seu anel possui uma similaridade com o anel benzênico. Esse ácido monocarboxílico se apresenta na forma de um sólido cristalino incolor, é utilizado como conservante de alimentos, sendo um dos primeiros a ser utilizados, ele se une a glicina, um aminoácido não essencial, e transforma – se em ácido hipúrico, sendo facilmente excretado por via renal, não se acumulando no organismo, e tendo assim poucos efeitos tóxicos (WAWASE, 2009).
Como produto da oxidação dos álcoois primários, tem – se os aldeídos e os ácidos carboxílicos, no entanto o produto final irá depender da estrutura do álcool e do reagente utilizado (ZORZANELLI, MURI, 2014). O álcool benzílico é um álcool primário, possui aparência límpida e incolor, exalando um odor aromático, sendo parcialmente solúvel em água e completamente solúvel em álcoois e éter etílico. Este álcool é utilizado como solvente para tintas, lacas e revestimentos, a base de resina e epóxi, sendo também precursor de diversos produtos, como perfumes, sabão, flavorizante, é utilizado na síntese de fármacos e possui propriedades bacteriostática e antipruriginosa.
Este relatório tem como objetivo relata as etapas da síntese de ácido benzoico a partir da oxidação do álcool benzílico, utilizando o permanganato de potássio como agente oxidante.
MATERIAIS E MÉTODOS
Foram utilizados os seguintes materiais, equipamentos e reagentes:
- Balão de vidro 250 ml
- Proveta de 100 mL
- Papel de filtro
- Condensador de refluxo e banho maria
- Água destilada
- Álcool benzílico
- Permanganato de potássio (KMnO4)
- Carbonato de sódio (Na2CO3)
- Béquer de 250 ml
- Ácido clorídrico concentrado
- Solução aquosa a 20% de bissulfito de sódio
Em um balão foi adicionado 40 mL de água, 1,6 g de permanganato de potássio (KMnO4) e 0,8g de carbonato de sódio (Na2CO3). O conteúdo foi agitado até que todo o KMnO4 e o
Na2CO3 fossem dissolvido, posteriormente, foi acrescentado no mesmo balão 1 mL de álcool benzílico, e o balão foi preso a um condensador de refluxo, onde permaneceu aquecendo a 90ºC em banho maria por uma hora. Depois que a mistura esfriou foi acidificada com ácido clorídrico concentrado (6 mL). Ocorreu a precipitação do MnO2. Depois, foi adicionado uma solução aquosa a 20% de bissulfito de sódio. Após isso, o dióxido de manganês se dissolveu e restou um precipitado branco, o ácido benzoico. A mistura foi filtrada em papel filtro, que foi previamente pesado, o sólido obtido ficou secando por 1 semana, posteriormente foi pesado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Depois de seco, o sólido foi pesado, e apresentou o valor de 3,1022 g, descontando o valor do peso do papel filtro, que foi de 2,22 g, o peso do sólido obtido foi de 0,882 g. O permanganato de potássio agiu como agente oxidante na reação.
QUESTÕES:
1. Escreva a equação da reação.
R = C7H8O + KMnO4 → C7H6O2 + H2O + MnO2 + K
2. Calcule o rendimento da reação.
Dados:
Volume (V) = 1 mL;
Densidade (ρ) = 1.044 g/mL.
[pic 2]
A massa utilizada de álcool benzílico foi de 1,044 g.
- Cálculo do reagente limitante e do reagente em excesso pelo número de mols:
...