Relatorio aula pratica xarope simples
Por: thamaraespezim • 17/4/2016 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 18.673 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A sacorose é obtida da Saccharum officinarum e outras fontes, são cristais brancos ou incolores, é inodoro, seu sabor é adocicado, estável ao ar, é finamente dividido e é higroscópico e absorve até 1 % de umidade, sua decomposição acontece entre 160 °C e 186 °C, é muito solúvel em água, pouco solúvel em etanol e praticamente insolúvel em etanol anidro, sua conservação deve ser em recipientes bem fechados.
Xarope é a forma farmacêutica aquosa caracterizada pela alta viscosidade, que apresenta não menos que 45% (p/p) de sacarose ou outros açúcares na sua composição. Os xaropes geralmente contêm agentes flavorizantes.
Usado como veículo edulcorante para o preparo de outros xaropes.
2 OBJETIVOS
Preparar um xarope simples a base de sacarose.
3 MATERIAIS
Becker 50 ml
Becker 250 ml
Espátula
Termômetro
Bastão de vidro
Barra magnética
Funil
Papel filtro
4 EQUIPAMENTOS
Balança
Aquecedor e agitador magnético
5 PREPARAÇÃO DO XAROPE SIMPLES
Foi colocado em um becker 50 ml de água de destilada para que fosse aquecida e chegasse na temperatura de 80ºC, enquanto isso em um becker de 250 ml foi pesado 85 g de sacarose, quando a temperatura desejada foi alcançada misturamos a água com a sacarose e mantivemos agitação constante com ajuda de barra magnética, após esse processo resfriamos, completamos o volume com água destilada caso fosse necessário, filtramos com ajuda de um funil e papel filtro, envasamos e rotulamos.
6 RESULTADOS
Conseguimos obter o resultado esperado, sem correções, porém não foi necessário completar o volume com água destilada, pois após a mistura de 85 g de sacarose e 50 ml de água destilada obtivemos um volume total de 100 ml.
7 CONCLUSÃO
Através desta aula prática foi nos dada condições para realizar a solução de xarope simples, que se apresentou límpida e transparente conforme descrita na literatura.
REFERÊNCIAS
ANVISA. Farmacopeia brasileira. 5. ed. Brasilia: Fiocruz, 2010.
...