Relatório Aula Prática
Por: Diana Feijó • 22/10/2018 • Relatório de pesquisa • 432 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Agda Diana Feijó Ferreira RA: 3017101481
Relatório Aula Prática
Antraquinonas
São Paulo
2018
Objetivo:
Verificar a presença ou não de Antraquinonas na matéria-prima (Jaborandi).
Introdução:
As antraquinonas são quimicamente definidas como substâncias fenólicas derivadas da dicetona do antraceno
Os derivados antraquinônicos são frequentemente compostos alaranjados, algumas vezes observados in situ, como nos raios parenquimáticos do ruibarbo e cáscara-sagrada. São geralmente solúveis em água quente ou álcool diluído. Podem estar presentes nos fármacos na forma livre ou na forma de glicosídeo, isto é, na qual uma molécula de açúcar está ligada nas formas de O- e C-glicosídeo, em várias posições. O teste de Bornträger é frequentemente usado para detecção de antraquinonas livres, onde coloração rósea, vermelha ou violeta é desenvolvida em meio básico. A microssublimação também é empregada para sua caracterização, uma vez que as antraquinonas passam diretamente do estado sólido para o gasoso, cristalizando-se sob a forma de agulhas amarelas.
São empregados terapeuticamente como laxativos e catárticos, por agirem irritando o intestino grosso, aumentando a motilidade intestinal e, consequentemente, diminuindo a reabsorção de água.
Materiais e Métodos:
A droga vegetal utilizada para a extração, isolamento e identificação de Antraquinonas foi o Jaborandi.
Teste 1:
Foi colocado em um béquer A, 1g do Jaborandi com 6ml de Hexano,
O béquer A contendo o Hexano e o jaborandi e foi agitado, depois colocado no percolador só o liquido em seguida, o líquido obtido no béquer A foi filtrado, colocamos algodão dentro do funil e acrescentamos o teste para ser filtrado e transferido para o tubo de ensaio, deixando no béquer A os resíduos sólidos da planta. No tubo de ensaio que já estava o liquido filtrado de Hexano e jaborandi, foi acrescentado 1 ml de hidróxido de amônia (NH4OH10%).
Teste 2:
Foi adicionado no béquer o teste 1 mais 20 ml de água destilada, foi aquecido o béquer na chapa por 2 minutos. Depois ficou esfriando por 1 minuto, em seguida acrescentou na mistura mais 5ml de Hexano. Ficou uma camada de ácido e outra camada orgânica. Retirou apenas a camada orgânica no tubo de ensaio. Acrescentou no tubo de ensaio mais 3 ml de NH4OH10%.
Teste 3:
Acrescentou a mistura do teste 2 no béquer mais 3ml de FeCL3 2%, ferver por 3 minutos, transferir para o percolador e acrescentar mais 5 ml de Hexano, acrescentar a camada orgânica no béquer com mais 3ml de NH4OH 10%.
Conclusão:
Conforme os testes realizados com o Jaborandi, o teste1 não houve presença de Antraquinonas Livres.
No teste 2 não houve presença de Glicosideos Antraquinônicos com ligação C-O.
Já no teste 3 houve presença de Glicosideos Antraquinonicos com ligação C-C.
...