Atenção A Integral A Saúde Da Pessoa Com Deficiência
Por: Dayane Biajante Agnaldo Silva • 4/5/2023 • Seminário • 585 Palavras (3 Páginas) • 74 Visualizações
Nome: Dayane Cristina Biajante Silva
Matrícula: 01289700
Curso: Fisioterapia
Atenção a integral a saúde da pessoa com deficiência.
A pessoa com deficiência, ela e como qualquer cidadão, ela tem os mesmos direitos a atenção integral a saúde e podem procurar os serviços de saúde do sistema único de saúde (SUS).
Quando necessitar de alguma orientação ou cuidado a sua saúde, como imunização, assistência medica ou odontologia, ou ainda serviços de atenção especializada, como reabilitação e atenção hospitalar.
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146, de julho de 2015, a deficiência e compreendida como resultados de interação entre impedimentos, que são condições presentes nas funções das estruturas do corpo, que podem ser urbanistas, arquitetônicos e barreiras de transporte, comunicações e na informação atitudinais e tecnológicas.
A politica Nacional de Saúde da Pessoa com deficiências, ela foi instituída por meio da portaria nº1.060/2002, e é voltada para a inclusão das pessoas com deficiências em toda a rede de serviços do Sistema Único de saúde (SUS) , que caracteriza por reconhecer a necessidade de implementar os processos de respostas , que envolve a atenção a saúde das pessoas com deficiências no Brasil .
Segue algumas diretrizes da Politica Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência;
- Promoção de qualidade de vida das pessoas com deficiências.
- Assistência integral a saúde da pessoa com deficiência.
- Prevenção de deficiências.
- Ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informações
- Capacidade de recursos humanos.
- Organização e funcionando dos serviços de atenção a pessoa com deficiência.
A Lei do Estatuto da pessoa com deficiência, ela foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, e e um dos mais importantes instrumentos de emancipação civil e social dessa parcela da sociedade. Sendo que 46 milhões de brasileiros foram beneficiados ou serão beneficiados, nas mais diversas áreas, como; saúde, educação, trabalho, habilitação e reabilitação, transporte, turismo, lazer, acessibilidade em sua mais ampla especificidade.
O Estatuto nasceu para trazer umas esperanças e sonhos de muitas vidas, e parar uma nova forma de perceber que o ser humano em sua forca e fragilidade, de compreender que a diversidade e não separar as pessoas e sim uni-las, num só sentimento de identidade e pertencimento.
Referências ;
PAIM, Senador PAULO, Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão, Brasília – 2015
SAUDE DA PESSOA COM DEFICEINCIA, gov.br ,2022.Disponivel em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-pessoa-com-deficiencia
...