Atividade Contextualizada Eletrofototerapia
Por: Aninha sgal • 8/12/2022 • Relatório de pesquisa • 449 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA- ELETROTERMOFOTOTERAPIA
Ana Maria da Silva Galvão
Matrícula: 01471988
Curso: Fisioterapia
A teoria das comportas traz que a dor é captada por fibras de pequeno calibre A-delta e C, que levam o estímulo doloroso através de vias aferentes diretamente para o corno posterior da medula espinal. O aumento das dores crônicas na população mundial levou os cientistas a aplicar impulsos elétricos em nervos lesionados, o qual transformou os aparelhos da TENS em um dos recursos mais utilizados na prática da fisioterapia. Esses equipamentos faz a estimulação neuromuscular e são constituídos de geradores de correntes pulsáteis, bifásicas simétricas ou assimétricas de forma retangular. Na Teoria da Comporta, há interação das fibras grossas mielinizadas c com a substância gelatinosa do corno posterior da medula espinhal; esse mecanismo constitui uma das bases para a alteração da percepção da dor.
A eletroterapia promove analgesia porque melhora a circulação local e exerce, efeito contra irritativo, ativação do sistema supressor de dor, retarda a amiotrofia, mantém o trofismo muscular e é um método de treinamento proprioceptivo e cenestésico. A eletroterapia utiliza dois tipos de correntes: a unidirecional ou constante, denominada galvânica ou voltaica e as correntes alternada, farádica, monofásica, bifásica ou polifásica.
A terapia por ondas curtas é mais utilizada quando se deseja obter efeitos fisiológicos atérmicos, os quais acorrem frequentemente em nível celular, sendo relacionado ao potencial de membrana, o mesmo fornece radiação não-ionizante da porção de frequência de rádio do espectro eletromagnético, sendo utilizada para produzir calor nos tecidos corporais situados profundamente. As ondas curtas têm efeito positivo sobre o tecido muscular, pois provoca relaxamento da musculatura, facilitando a transmissão nervosa por meio da vasodilatação, que promove a captação das toxinas produzidas durante o esforço muscular. Com isso gerando a inibição da dor, agindo diretamente nas terminações nervosas sensitivas e nos tecidos lesionados, estimulando a reparação celular. Os efeitos do laser são diversos: cicatrizante, estimula a microcirculação, facilita a multiplicidade das células. Produz reações a nível celular, estimulando a produção de energia e causando a aceleração da mitose celular. O laser possui ações indiretas que darão origem aos efeitos fisiológicos: estímulo da microcirculação, acarretando no aumento da vasodilatação das arteríolas. Tem ação de tratar lesões com calor pode aumentar o fluxo sanguíneo e tornar o tecido conjuntivo mais flexível. Também pode ajudar a minimizar a inflamação e reduzir a incidência de edema ou de retenção de líquidos.
REFERENCIAS:
file:///C:/Users/Galvao%20Infor/Downloads/69755-Texto%20do%20artigo%20completo-92758-1-10-20140109.pdf> Acesso em 28 de novembro de 2022.
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/111> Acesso em 28 de novembro de 2022.
> Acesso em 28 de novembro de 2022.
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-06112015-161303/publico/AnaPaulaFernandesDeAngelisRubiraVersaoCorrigida.pdf> Acesso em 28 de novembro de 2022.
...