CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS SEDE PARQUE ECOLÓGICO FISIOTERAPIA
Por: adrianabastos22 • 16/6/2021 • Resenha • 675 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
SEDE PARQUE ECOLÓGICO
FISIOTERAPIA
THAINÁ BASTOS FROTA
FISIOLOGIA II
FORTALEZA
2021
1 Explique como o conhecimento da fisiologia do exercício neuromuscular pode ajudar a melhorar (1) a força e a potência e (2) o desempenho de um atleta.
A força produzida pelo músculo está relacionada ao tipo de unidade motora recrutada (contração lenta – tipo I e contração rápida – llx e lla). Enquanto que a potência está relacionada ao tempo que o atleta irá levar para a contração da fibra. Logo, para um atleta que treina bem, na hora de aplicar seu exercício, seu desempenho será melhor pois seu condicionamento já está apto para aplicar melhor a sua força e potência, diferente de uma pessoa que não aplica isso no seu dia a dia.
2 De uma perspectiva neuromuscular, discuta a validade do provérbio: “A prática perfeita resulta no desempenho perfeito.”
2 Uma das funções do controle motor da medula espinal é o reflexo que ocorre por meio do arco reflexo. Um arco reflexo é uma via nervosa do receptor para o SNC e do SNC ao longo da via motora de volta para o órgão efetor. Então se uma pessoa pratica um movimento de forma incorreta, não importando quão simples ou complexo seja, esse padrão é aprendido e assimilado (reflexo). Podemos concluir que o ato de aperfeiçoar mecânicas de baixa qualidade e assimilar sequências impróprias de movimentos nos levará a um desfecho oposto do desejado, ocasionando uma repetição que pode ser inadequada.
Referência
Powers, S. K. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 9ª Edição, São Paulo. Editora Manole, 2017.
...