Densitometria ossea
Por: feliposo • 13/4/2015 • Projeto de pesquisa • 268 Palavras (2 Páginas) • 630 Visualizações
Densitometria óssea.
Densitometria óssea é um exame utilizado para medir a densidade dos ossos para que seja diagnosticada doenças ósseas como a osteoporose.
O exame é feito por uma tecnologia avançada de raio x, o exame é rápido e indolor. A medição da densidade óssea ou densidade mineral óssea é feita na parte inferior da coluna vertebral e nos quadris.
Para o exame o paciente deve trazer consigo laudos de quaisquer exames anteriores, para que o exame seja feito exatamente na mesma posição para assim fazer uma correta comparação, não tomar suplementos de cálcio 24 horas antes, se passou por tomografia, ressonância magnética ou injeções de contraste devera aguardas de 10 a 14 dias para fazer o exame pois podem interferir nos resultados e o exame não deve ser feito em gestantes ou com suspeita de gestação.
O exame tem uso limitado para pessoas com deformidades na coluna, cirurgia de coluna ou artroplasia bilateral dos quadris, fraturas de compressão vertebral ou osteoartrites.
O radiologista interpretara o exame e enviara um laudo ao médico, os resultados se mostram em duas pontuações pontuação T e Z:
- Pontuação T: essa pontuação indica uma comparação entre sua densidade óssea e uma pessoa adulta do mesmo sexo.
- Pontuação Z: esse número indica uma comparação entre sua densidade óssea e uma pessoa da sua idade.
O médico conversara com o paciente sobre tratamento ou exame adicional caso seja necessário.
Fonte: Danbury hospital a higher level of care.
...