Estágios de Desenvolvimento de Piaget
Por: Bruno Nobre • 17/12/2019 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
Estágios de desenvolvimento de Piaget
Segundo Piaget, os métodos equilibradores da assimilação e da acomodação são responsáveis por todas as mudanças associadas ao desenvolvimento. Dessa forma, Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo nos quatro estágios principais, sendo eles: os estágios sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
- O Estágio Sensório-Motor
O primeiro estágio de desenvolvimento envolve aumentos no número e na complexidade de capacidades sensoriais e motoras durante a infância. Este estágio de desenvolvimento é caracterizado pela forma como a criança entende o mundo, reunindo a experiência sensorial com a atividade física. Este é o período em que a criança melhora reflexos inatos.
- O Estágio Pré-Operatório
No estágio pré-operatório, da idade aproximada de 1 1/2 ou 2 anos a cerca de 6 ou 7 anos, a criança começa a desenvolver ativamente as representações mentais internas, que se iniciaram no fim do estágio sensório-motor. A criança começará a se relacionar com outras crianças e pessoas, especialmente colegas. Antes dessa idade, a interação era geralmente com a família.
- O Estágio Operatório Concreto
Nesse estágio as crianças tornam-se capazes de manipular mentalmente as representações internas que formaram, durante o período pré-operatório. Ou seja, eles agora não só têm ideias e memórias dos objetos, mas também podem realizar operações mentais com essas ideias e memórias.
- Estágio Operatório Formal
O estágio operatório formal, aproximadamente dos 11 ou 12 anos de idade em diante, envolve operações mentais sobre abstrações e símbolos que podem não ter formas concretas ou físicas. Ou seja, é caracterizado pela aquisição do raciocínio lógico em todas as circunstâncias, incluindo o raciocínio abstrato, sendo capazes de formular uma hipótese sobre algo que eles não aprenderam especificamente.
...