O CASO CLÍNICO NA FISIOTERAPIA
Por: Carla Borges • 17/6/2020 • Trabalho acadêmico • 354 Palavras (2 Páginas) • 663 Visualizações
CASO CLÍNICO
RSN, 27 anos de idade, não tabagista, hígida até então, procurou atendimento médico ambulatorial devido ao aumento da temperatura corpórea, tosse seca e mialgia há três dias. Recebeu medicação sintomática e aconselhamento para manter-se em repouso relativo domiciliar. Evoluiu, nos cinco dias seguintes, sem melhora clínica. Voltou a procurar atendimento médico. Foi examinado e submetido ao estudo radiológico do tórax, que revelou opacidade no lobo pulmonar inferior direito. Foi iniciada antibioticoterapia com Levoflaxino.
No dia seguinte não houve melhora e o paciente desenvolveu dispneia. Dois dias após, foi internado com frequência respiratória de 40 irpm, em uso de musculatura ventilatória acessória e com tiragem intercostal moderada. Apresentava dor torácica ventilatória-dependente; PA. de 120/80 mmHg; Sat. O2 de 65% em ar ambiente e 85% com oxigênio em máscara facial a 10 L/min. Realizou nova radiografia do tórax, que revelou infiltrados, opacidades com broncograma aéreo disseminados em todos os campos pulmonares com o coração e os vasos da base normais (Fig. 2).
Gasometria:
pH: 7,47 mmHg
PaCo2: 35mmHg -
PaO2: 36mmHg
HCO3: 21mEq/L
SpO2: 70%
De acordo com o caso clínico responda as questões abaixo:
1. Podemos afirmar que o paciente está num quadro de Insuficiência Respiratória? Explique.
Pode-se afirmar que o paciente apresenta um quadro de insuficiência respiratória (IR), ele apresenta condição clínica em que o valor da pressão arterial de oxigênio (PaO2 – 36mmHg) não se mantém dentro dos limites da normalidade para demanda metabólica.
2. Determine qual distúrbio ácido-básico esse paciente apresenta?
Alcalose respiratória – pH elevado e valores de paO2 e HCO3 fora da normalidade.
3. O paciente foi submetido a intubação orotraqueal, acoplado em VM e encaminhado ao setor de Terapia Intensiva. Quais os sinais demonstrariam prontidão para iniciar a Mobilização Precoce deste paciente? Explique.
Para iniciar a mobilização precoce o paciente deveria estar enquadrado nos critérios de indicação, estar em estabilidade hemodinâmica, sem sinais de DR e com liberação médica; enquadrado nos critérios de indicação o paciente seria classificado em dependente ou independente. O paciente acima descrito apresenta sinais de DR e por isso não enquadrado nos critérios de indicação para iniciar mobilização precoce.
DEPENDENTE
Nível 0: restrição médica
Nível 1: acamado/sedado
Nível 2: sedestação
INDEPENDENTE
Nível 3: ortostatismo
Nível 4: deambulação dependente
...