O CONHECIMENTO NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO: linguagem, cultura e identidade
Por: Danielly Fernandes • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 480 Palavras (2 Páginas) • 2.077 Visualizações
Atividade 2
Questão 1
Tudo que foi produzido pelo trabalho humano faz parte da cultura. O termo cultura está ligado à história humana: roupas, ferramentas, armas e tradições tomam o lugar das peles, garras, presas e instintos na busca de sobrevivência e proteção. A herança social do homem não é transmitida pelas células das quais ele nasce, mas por uma tradição que só começa a adquirir depois de ter saído do ventre materno, ela é transmitida das gerações adultas para as gerações mais novas através da educação. É através da educação que cada sociedade transmite às novas gerações o patrimônio cultural que recebeu dos seus antepassados, neste sentido pode ser chamada também de herança social. As modificações na cultura e na tradição podem ser iniciadas, controladas ou retardadas pela escolha consciente e deliberada de seus autores e executores humanos.
Sociologia do trabalho são as relações sociais no mundo do trabalho, incluindo basicamente empresas e sindicatos, e às implicações sociais da relação entre trabalho e técnica. Antigamente a divisão do trabalho entre homens e mulheres eram homens com serviços braçais e estudiosos, já as mulheres serviço do lar, cozinhar, lavar. Nos dias atuais homens e mulheres têm o mesmo direito de trabalhar em serviços iguais.
Cultura e Sociologia do Trabalho estão interligadas, pois tudo que o homem lutou para conseguir desde a antiguidade que lutavam pela sobrevivência das tribos mais primitivas, até no dias de hoje depois de toda transformação e desenvolvimento que obterão formam a cultura que hoje cada um de nós tem.
Questão 2
A noção de trabalho é fundamental para se compreender o que é cultura, é a condição de liberdade, mas não em situações de exploração em que a maioria é obrigada a trabalhar em condições inadequadas à sua humanização. Isto é, na sociedade dividida em classes, o trabalho se tona alienado. Alienar, portanto, é tornar alheio, é transferir para outro o que é seu.
Por meio do trabalho o homem instaura relações sociais, cria modelos de comportamento, instituições e saberes. O aperfeiçoamento dessas atividades no entanto, só é possível pela transmissão dos conhecimentos adquiridos através das gerações. É a educação que mantém viva a memória de um povo e dá condições para a sua sobrevivência. A educação é um fator importante para a humanização e socialização do homem, entretanto, nas sociedades primitivas, a educação se acha difusa, fato que necessita que haja algumas mudanças na área. Por exemplo: entre educação, ensino e doutrinação, a educação é um conceito genérico, enquanto que o ensino se refere à transmissão de conhecimentos acumulados. A doutrinação é uma pseudo-educação que não respeita a liberdade do educando. O homem é um ser cultural, aliás, já ao nascer encontra-se envolto por valores herdados. O mundo cultural é um sistema de significados já estabelecido por outros, conforme atendemos ou transgredimos certos padrões, nossos comportamentos são avaliados como bons ou maus.
...