Prescrição de Exercício Físico Caso Clínico
Por: Criatian Ariel Gomes Silva Rasta • 23/10/2022 • Resenha • 403 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
Prescrição de exercício físico caso clínico:
Paciente João.J.S. Gomes, 66 anos, gênero masculino, sedentário, não fumante, não consome álcool, saudável, reside com o filho, e foi avaliado por um fisioterapeuta após sofrer queda em casa, mas sem fratura e de baixa gravidade. Porém nos últimos meses o filho tem percebido que o pai tem deixado de ir à igreja, fazer as compras perto de casa e tem apresentado alteração do equilíbrio após a queda, e medo de cair, além de sinais de desânimo e tristeza, não foi relatado o uso de nenhum remédio que altere a sua frequência cardíaca.
A frequência cardíaca máxima (FCmáx), do aluno idoso, foi obtida através um teste de esforço progressivo (TEP). O resultado foi de uma FCmáx de 147,5 batimentos por minuto (bpm).
A prescrição de exercício dessa semana tem como objetivo, aumento da capacidade cardiovascular, aumento de força, flexibilidade, equilíbrio, além de desenvolver segurança pessoal contra queda e melhora na qualidade de vida do idoso.
Sobre a frequência, vão ser realizadas 3 sessões de treino durante a semana, cada sessão terá um tempo médio de 45 minutos.
Sobre o treino e intensidade em cada sessão, como se trata de um idoso sedentário a intensidade executada foi de 40-50% da FCmáx do idoso, que ao longo das semanas subsequentes irá aumentando progressivamente respeitando o progresso do paciente.
Sobre os exercícios, serão desenvolvidos exercícios de força, flexibilidade e cardiorrespiratórios em todas as sessões, envolvendo os principais grupamentos musculares.
Os exercícios de força serão com carga alternada por dia (50-70% de 1 RM) ,8- rep (1º dia), 8-12 rep (2º dia), 8-12 rep (3º dia) em 1 serie única para cada grupamento muscular por se tratar de treinamento inicial, com 3 segundos entre as repetições e 90 a 120 segundos entre as series.
Para a flexibilidade vai ser utilizando alongamento sustentado com intensidade moderada para principais grupos musculares, com movimentos lentos, seguidos de alongamento estático durante 15 a 30 segundos; 3 a 5 repetições para cada exercício; a amplitude de movimento deve ser confortável, sem causar dor, respeitando a individualidade do aluno e suas limitações, feito antes da fase de exercícios de cardiorrespiratório durante as 3 sessões.
Para treino aeróbico o idoso realizara caminhada na esteira com intensidade moderada a 60% da FCmáx por 10 minutos.
Por fim ao filho foi recomendado que auxilie e acompanhe em casa o pai em atividade moderadas como subir escadas, ou caminhadas durante algum período nos dias em que não houver treino.
...