RESUMO DO CAP. ATUAÇÃO PREVENTIVA EM SAÚDE
Por: kelly777 • 13/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 478 Palavras (2 Páginas) • 555 Visualizações
FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA – FADBA
CURSO DE FISIOTERAPIA 7º PERÍODO
FRANCISCO ROBSON OLIVEIRA
DISCIPLINA – ATENÇÃO BÁSICA
RESUMO DO CAP. ATUAÇÃO PREVENTIVA EM SAÚDE
1.1. RELAÇÃO ENTRE SAÚDE E DOENÇA
Como todo profissional de saúde, o fisioterapeuta tem um importante papel a desempenhar na prevenção das doenças. Sua atuação é direcionada no campo da reabilitação física, atuando em conjunto com outros profissionais de forma indisciplinar. Hoje o fisioterapeuta é um membro da saúde com sólida formação científica, que atua desenvolvendo ações de prevenção, avaliação, tratamento e reabilitação, usando nessas ações programas de orientações e promoção de saúde, além dos agentes físicos como o movimento, a água, o calor, o frio e a eletricidade.
O fisioterapeuta está inserido em ações preventivas, agindo em programas de promoção em saúde e proteção específica, tendo como princípio fundamental o conjunto de conhecimentos científicos relativos aos fatores que possam causar infortúnios ao ser humano, encontrando mecanismos de interferências junto a esses fatores, visando eliminá-los ou minimizá-los.
Como diz a OMS: “Saúde é o estado completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente ausência de doença”. Podemos verificar que períodos curtos de tempo, citado no primeiro trecho da definição, podem ser denominados saúde ótima, enquanto que o estado situado entre saúde plena e enfermidade real é conhecido como saúde subótima.
A enfermidade é causada pela interação simultânea entre hospedeiro, agente e ambiente, em que empiricamente constata-se que passamos muito mais tempo em saúde subótima do que ótima, entrando outras vezes em estados de enfermidade real, e apartir daí, retornamos ao estágio de saúde subótima ou declinamos para o estado de enfermidade mais severa.
Acredita-se que o caminho do fisioterapeuta é uma via inteligente e exeqüível, apoiando-nos na proposta filosófica que afirma: contrariar ou interceptar uma causa é evitar ou dissipar seu efeito.
1.2. NÍVEIS DE SAÚDE
São três níveis de saúde: o nível primário é quando o indivíduo se encontra em um estado de saúde ótima ou, no mínimo, saúde subótima. Esse nível engloba dois grupos de ações: promoção da saúde (educação sanitária, nutrição adequada e etc.). Proteção específica (aplicação de flúor dentário, vacinas e outros).
O nível secundário é caracterizado quando o indivíduo se encontra com alterações na forma e na função, ou seja, em enfermidade real. Ações são realizadas com o objetivo de diagnosticar precocemente o problema e estabelecer medidas terapêuticas adequadas.
O nível terciário é adquirido quando o indivíduo passa pelos estágios anteriores, permanecendo com uma seqüela residual. O objetivo desse nível é recolocar o indivíduo afetado em uma posição útil na sociedade, na expectativa da máxima utilização de suas capacidades residuais.
Em resumo, é compreendido que todo o profissional de saúde, inclusive o fisioterapeuta, precisa atuar na prevenção em saúde.
...