Trabalho formacao em pilates
Por: RAYSSASC • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.551 Palavras (11 Páginas) • 1.465 Visualizações
1. O que é adaptação plástica muscular?
A adaptação plástica muscular é a capacidade que o músculo possui de adaptar-se a uma nova forma na ausência ou presença de um estimulo. Nas aulas de Pilates, o músculo é capaz de produzir o hormônio MGF quando submetido à contração submáxima através de alongamentos lentos. A produção deste hormônio ira estimular a síntese de proteína, que causa o aumento do volume muscular (hipertrofia). Esta deformação que a fibra muscular sofre, promove o alongamento plástico permanente do músculo, desde que seja realizada a prática regular do Pilates.
2. Como o método Pilates promove equilíbrio neuromuscular?
Os exercícios realizados no método Pilates objetivam equilíbrio corporal através da conexão mente-corpo-espírito. Com isso, promove equilíbrio neuromuscular através da força e flexibilidade muscular proporcional da ação de agonistas e antagonistas, gerando desta forma estabilidade articular.
3. O que é hipertrofia Organizada?
Os exercícios desenvolvidos no método Pilates consideram duas características cinesiológicas e funcionais essenciais no processo de ganho de trofismo. A primeira característica do método e a realização de padrões motores em amplitude máxima, que geram a hipertrofia longitudinal. A segunda é a realização de contrações submáximas promovendo a hipertrofia radial. Os dois tipos de hipertrofia (aumento de comprimento e área muscular) juntos é denominado de hipertrofia organizada
4. Qual a função do IGF?
O hormônio do crescimento (GH) é produzido pela hipófise. O GH se espalha pelo corpo e estimula a supra-renal a produção de outro hormônio, o IGF.
O IGF atua principalmente na manutenção do trofismo muscular. Além disso, tem como função de estimular as células satélites que envolvem a fibra muscular para participarem dos processos de reposição, regeneração, promovendo a síntese protéica, o que gera aumento do volume muscular o qual definimos como hipertrofia radial.
5. Como o MGF previne a hipotrofia?
O MGF previne a hipotrofia por ser considerado um “anabolizante fisiológico”. O estímulo para a produção de MGF é a realização de contrações submáximas, que desta forma, irá promover a hipertrofia radial.
6. Porque o método Pilates trabalha com amplitude máxima (função do Nos)?
Uma das características do método Pilates é a realização de padrões motores em amplitude máxima (sensação de alongamento). Isto ocorre para que aja a estimulação mecânica na junção miotendinea o que gera a produção de fatores de crescimento muscular longitudinal (NOs). O NOs (óxido nítrico sintetase) atua na adição de sarcômeros em série na fibra muscular. Desse modo, participa do processo de hipertrofia longitudinal que contribui para aumentar o espaço intrarticular, melhorando dessa forma a artrocinemática para os movimentos osteoarticulares.
7. Como o método Pilates promove máximo recrutamento muscular?
Através da conexão mente-músculo juntamente com os estímulos verbais, visuais e cinestésicos associados ao principio da concentração aumentam o recrutamento de unidades motoras trazendo excelência ao exercício para que não se perca todos os benefícios vitais de sua utilidade. Além disso, o treino excêntrico é o fator mais importante para o recrutamento das células satélites que auxiliam no processo de hipertrofia.
8. Descreva os dois gráficos sobre alongamento da minha pesquisa de doutorado.
No primeiro gráfico, que descreve sobre os efeitos do alongamento clínicos na hipertrofia longitudinal, percebemos que o alongamento realizando três vezes por semana foi tão eficaz quanto o alongamento realizando sete vezes por semana para aumentar a adição de sarcômeros em série. Isso indica que o alongamento três vezes por semana foi melhor que o alongamento realizado todos os dias para estimular a produção de NOs que gera o acréscimo de novos sarcômeros ao longo da fibra muscular encurtada.
No segundo gráfico, que relata sobre a área de secção transversa do músculo, observamos que o alongamento passivo três vezes por semana não foi eficaz. Porém o alongamento passivo sete vezes por semana aumentou a área de secção transversa em cerca de 10%. Isso mostra que o aumento da área de fibras musculares depende da freqüência para ser mais eficaz em estimular IGF, causando a manutenção do trofismo.
9. Por que o método Pilates prima por no máximo 10 repetições de seus exercícios?
Cada exercício deverá ter no máximo 10 repetições porque o método prioriza a excelência do movimento, objetivando a diminuição do índice de fadiga, pois a lesão muscular inibe o processo de hipertrofia. Além disso, previne lesões musculares.
10. O que você entendeu por excelência de movimento?
Excelência de movimento é o padrão de movimento perfeito executado sem fasciculações e compensações musculares. Além disso, a musculatura ativada será apenas os músculos necessários para a execução do movimento.
EXERCICIO II
1. Faça um cronograma correlacionando datas com os acontecimentos que traduzem a história do método Pilates.
1880: Joseph HumbertusPilates nasceu na Alemanha em uma pequena vila próximo a cidade natal, Dusseldof.
1885:Lutou com inúmeras doenças da infância: asma, febre reumática, e raquitismo. Porém recuperou a saúde através de exercícios físicos vigorosos e estudos de saúde.
1912: Tornou-se boxeador profissional e mudou-se para a Inglaterra, onde trabalhou como instrutor de autodefesa da policia civil inglesa e artista de circo.
1913: Devido a primeira guerra mundial Joseph foi confinado devido a sua nacionalidade. Trabalhando como enfermeiro, experimentou usar molas ligadas as camas hospitalares, de modo que os alunos começassem a tonificar seus músculos antes mesmo de poderem levantar.
1918: Ocorreu uma epidemia do vírus influenza, dizimando milhares de ingleses, embora nenhum dos internos sob seu treinamento tenha sido infectado – trabalho reconhecido.
1919: Retornou para a Alemanha a convite do governo, para treinar a policia. Nesta época, também conheceu Rudolf Von Laban tendo o primeiro contato com o mundo da dança.
...