RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: Desonestidade acadêmica: reflexões na formação ética dos profissionais de saúde.
Por: Susana Santos • 11/5/2022 • Resenha • 407 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
[pic 1]
SUSANA NOGUEIRA SANTOS
RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO:
Desonestidade acadêmica: reflexões na formação ética dos profissionais de saúde.
SALVADOR
2022
Desonestidade acadêmica: reflexões na formação ética dos profissionais de saúde.
A partir do momento em que você se apropria de um texto, livro, ideia ou uma obra e que não é citado o autor original ela já é um plágio. Pode ser encontrado também em situações mais “leves” como uma pequena frase sem dá o crédito ao autor. Cada dia que passa, torna-se mais rígido o olhar ao plágio e as desonestidades acadêmicas, não sendo mais aceitos de forma alguma em publicações e textos acadêmicos. Hoje já se tem inúmeras formas de descobrir as desonestidades acadêmicas, mas ainda existem também inúmeras formar de burlar essas descobertas, a internet tem ajudado muito tanto de um lado com do outro, não inúmeros sites que aparecem formas de “cegar” o professor.
Existem vários tipos de desonestidade acadêmica, os tipos mais comuns são: cola em atitude ativa e ou passiva, plágio, forjar participação em trabalhos e grupos, manipulação, desonestidade, dentre outras, porém a que mais chama a atenção é o plágio e a cola em trabalhos curriculares
Em alguns países, a desonestidade acadêmica é muito mais vista com atenção doque em outras localidades, nos Estados Unidos o plágio é de total rejeição e em algumas situações podendo ser expulso da universidade, essa é uma matéria curricular no ensino fundamental. Aqui no Brasil o plágio é crime sob a Lei 9.610, de 1998, mas já em alguns locais como no oriente não é visto com um crime.
Nessa fase de pandemia foi visto muito plágio e cola tanto nas universidades e escolas do ensino fundamental por conta das aulas, trabalhos e provas online. Muitas respostas em provas, trabalhos feitos em grupos onde um fazia todo o trabalho e era então dividido e cada um só sabia falar sobre a sua parte. Cada dia que passa a cola e plágio estão ficando banalizado pelos alunos, porém os professores e coordenadores estão mais expertos e tendo mais estratégias para então descobrir essas desonestidades. Esse é um assunto que deverias ser abordado desde a fase escolar para que assim todos entendessem quais são essas desonestidades e como não cair nelas no momento em que for fazer algum trabalho ou prova.
...