Cadeia De Infecção
Trabalho Universitário: Cadeia De Infecção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joselmab • 22/9/2013 • 635 Palavras (3 Páginas) • 2.390 Visualizações
Natureza da Infecção
Infecção é a entrada e multiplicação de um agente infeccioso em um hospedeiro. Se um agente infeccioso apenas está presente em um hospedeiro, isso não significa que ocorrerá infecção. Se um microrganismo está presente ou invade um hospedeiro, cresce e/ ou se multiplica, mas não causa infecção isso é conhecido como colonização. As infecções são infecciosas ou transmissíveis. Uma doença infecciosa pode não apresentar risco de transmissão. Doenças como meningite viral ou pneumonia são infecciosas. A doença, embora séria para o paciente, não representa um risco a outros, incluindo os cuidadores.
Se a doença infecciosa pode ser transmitida diretamente de uma pessoa a outra, é chamada de doença transmissível. Se os patógenos se multiplicam e causam sinais e sintomas clínicos, a infecção é sintomática. Se os sinais e sintomas clínicos não estão presentes, a doença é chamada assintomática.
Agente Infeccioso
Microrganismos incluem bactérias, vírus, fungos e protozoários. Os microrganismos na flora são residente ou transitório. Os organismos residentes permanentes na pele, onde eles sobrevivem e se multiplicam sem causar doença. De fato, eles servem como uma parte principal da proteção do corpo. A flora residente na pele cobre o exterior completo do corpo e protege contra patógenos. É importante preservar e manter a flora residente.
Os microrganismos transitórios atacam a pele quando uma pessoa tem contato com outra pessoa ou objeto durante atividades normais.
Por exemplo, quando uma enfermeira toca uma comadre ou roupa contaminada, bactérias aderem à pele na sujidade e oleosidade ou sob as unhas. Esses organismos podem ser prontamente transmitidos a menos que seja removido através da higiene.
Patógenos Comuns e Algumas Infecções ou Doenças Que Eles Produzem
Organismo
Bactérias
Escherichia coli/ staphylococcus aureus
Organismos streptococcus (beta- hemolítico do grupo A)
Organismos streptococcus (beta-hemolíticos do grupo B)
Mycobacterium tuberculosis
Nisseria gonorrhoeae
Rickettsia rickettsii
Staphylococcus epidermis
Principais Reservatórios
Cólon- Pele, cabelo, parte anterior das narinas, boca.
Orofaringe, pele, área perianal.
Órgãos genitais do adulto
Núcleos de gotículas dos pulmões laringe.
Trato genitourinário, reto, boca
Carrapato
Pele
Principais Infecções/ Doenças
Gastroenterite, infecção do trato urinário, infecção de ferida,
...