DOENÇAS DO SÉCULO E SEGURANÇA AMBIENTAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR
Pesquisas Acadêmicas: DOENÇAS DO SÉCULO E SEGURANÇA AMBIENTAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kekeu18 • 8/3/2015 • 2.141 Palavras (9 Páginas) • 433 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE
ENFERMAGEM
DAYANA BEZERRA CÉZAR
EZEQUIEL BEZERRA DE SOUZA
JEFFERSON MACEDO DA SILVA
KARLA FERNANDA CAMPOS
MARIA DE FÁTIMA ALVES
PETER SANDY BRELAZ
TAMARA BRAGA DA SILVA
DOENÇAS DO SÉCULO E SEGURANÇA AMBIENTAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR
MANAUS
2013
DAYANA BEZERRA CÉZAR
EZEQUIEL BEZERRA DE SOUZA
JEFFERSON MACEDO DA SILVA
KARLA FERNANDA CAMPOS
MARIA DE FÁTIMA ALVES
PETER SANDY BRELAZ
TAMARA BRAGA DA SILVA
DOENÇAS DO SÉCULO E SEGURANÇA AMBIENTAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR
MANAUS
2013
DOENÇAS DO SÉCULO E SEGURANÇA AMBIENTAL NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR
1 INTRODUÇÃO
Há várias doenças que acometem a população neste século, doenças novas e doenças já conhecidas. Mas uma delas vem crescendo de uma maneira a qual já perdemos o controle, é o stress.
Devido a tantas mudanças ocasionadas no nosso cotidiano, as doenças vêm acompanhando esse ritmo, crescendo muitas vezes silenciosamente, sem perceptividade.
Mudanças desordenadas de impacto catastrófico vêm acontecendo diariamente, e em meio a elas as doenças oportunas crescer rapidamente levando muitas vezes o indivíduo a morte.
Este trabalho apresentará uma breve citação das doenças acometidas neste século e como podemos diminuir o nosso impacto ao meio ambiente com ações simples, porem de resultados positivos.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Mudam-se os tempos, mudam-se as doenças. Com a evolução, surgem novas doenças, que se adaptam ás novas realidades. No entanto, outras que julgávamos já inexistentes, reapareceram.
Atualmente vemos cada vez mais e com maior frequência surtos das mais variadas doenças, iniciando-se novas batalhas para travar.
Câncer, hepatite, estresse, depressão e obesidade. Essas e outras doenças já são consideradas como as pragas do século XXI.Hoje,médicos e especialistas do mundo inteiro discutem formas de combatê-las e também formas de fazer com que os seres humanos vivam de maneira mais saudável.
Há várias doenças que estão preocupando nesse século, alguma delas são: Diabetes, distúrbios alimentares, anorexia nervosa, bulimia, fobias, depressão e o vilão o stress.
2.1 Diabetes
O Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, o diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
2.1.1 Tipos
Diabetes tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Diabetes tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo - ou não - persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
2.1.2 Outros tipos de diabetes
São decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística etc.); defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).
2.2 Distúrbio Alimentares
Os distúrbios alimentares são um conjunto de doenças, em que uma pessoa está tão preocupada com a comida e o seu peso que muita das vezes não consegue pensar noutra coisa. Os principais tipos de distúrbios alimentares são a anorexia nervosa, bulimia nervosa e compulsão alimentar.
Os distúrbios alimentares na adolescência aparecem frequentemente, mas também podem se desenvolver durante a infância ou mais tarde na vida.
Os distúrbios alimentares não diferem entre género, raça, classe ou idade. Eles podem afetar qualquer um. A maioria das pessoas com distúrbios alimentares são mulheres, mas os homens também começam a ter distúrbios alimentares.
Ao contrário do que se pensa um distúrbio alimentar não se baseia apenas em comida.Um distúrbio alimentar pode passar despercebido por um longo período de tempo, e geralmente quando é reconhecido quem sofre com a doença nega que tem problemas alimentares.
Estes distúrbios geralmente coexistem com outras doenças como a depressão o abuso de substâncias ou a ansiedade.
Os distúrbios alimentares podem causar graves problemas físicos e pode até ser fatal.
...