Fundamentos De Educação Inclusiva
Exames: Fundamentos De Educação Inclusiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gheiza • 16/9/2014 • 361 Palavras (2 Páginas) • 857 Visualizações
Documentos nacionais importantes, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 3994/96); o Parecer 9/2001 CNE/CP publicado pelo Conselho Nacional de Educação, que orientou sobre a organização dos cursos de formação de professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/ CEB nº. 1/02), sinalizaram a necessidade de investimentos na formação docente para atuação na Educação Inclusiva.
No entanto, você acredita que somente a regulamentação de Leis é suficiente para se obtiver uma educação inclusiva eficaz e de boa qualidade? Justifique sua resposta a partir do que estudamos.
resposta:
Com a implantação dessas leis o que se viu foi o aumento de matriculas de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas comuns. Porem isso não quer dizer que houve melhoria de qualidade dos processos educacionais.
Sendo a escola, o espaço primeiro e fundamental da manifestação da diversidade, decorre a necessidade de repensar e defender a escolarização como princípio inclusivo, reconhecendo a possibilidade e o direito de todos que não são por ela alcançados.
Desta forma, o movimento de inclusão traz como premissa básica, propiciar a Educação para todos, uma vez que, o direito do aluno com necessidades educacionais especiais e de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional.
Tem que focar na formação de professores qualificados e muito bem preparados para receber esses alunos, pois só o acesso deles nas escolas não é educação inclusiva. Todos tem que ter igualdade de oportunidade de aprender, para isso acontecer tem que investir na implementação das mudanças necessárias nas diferentes dimensões: na formação dos professores, nas políticas, nos currículos, nas condições de tra¬balho dos profissionais da educação (incluindo carreira e salários), na infraestrutura das escolas, na escola e na reorganização das condições de ensino.Tais condições são essenciais para a melhoria da qualidade da educação para to¬dos os alunos e, especialmente, para aqueles com necessidades educacionais especiais.
Para a construção de uma verdadeira sociedade inclusiva é importante, também, que se tenha preocupação e cuidado com a linguagem que se utiliza. Afinal, através da linguagem é possível expressar, voluntariamente ou involuntariamente, aceitação, respeito ou preconceito e discriminação em relação às pessoas ou grupos de pessoas, conforme suas características.
...