O Diagnóstico da Diabetes
Pesquisas Acadêmicas: O Diagnóstico da Diabetes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JoanaCMS • 7/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 945 Palavras (4 Páginas) • 193 Visualizações
1. O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.
Devidamente tratada, a diabetes não impede o doente de ter uma vida perfeitamente normal e autónoma. Contudo, é fundamental que o diabético se ajude a si mesmo, autocontrolando a sua doença. Aliás, se o doente for determinado neste papel de autovigilância, a sua vida ficará muito facilitada.
2. O Diagnóstico da Diabetes
O diagnóstico é feito através dos sintomas que a pessoa manifesta e é confirmado com análises de sangue. Outras vezes podem não existir sintomas e o diagnóstico ser feito em exames realizados por outra causa.
Os sintomas relacionados com o excesso de açúcar no sangue aparecem, na diabetes tipo 2, de forma gradual e quase sempre lentamente. Por isso, o início da diabetes tipo 2 é muitas vezes difícil de precisar.
Os sintomas mais frequentes são a fadiga, poliúria (urinar muito e com mais frequência) e sede excessiva. Muitas vezes o doente não apresenta estes sintomas (ou dá-lhes pouca importância) e o diagnóstico é feito por análises de rotina.
Nas análises encontramos uma quantidade de açúcar no sangue acumulada (hiperglicemia) e aparece açúcar na urina (glicosúria).
3. Quais são os sintomas típicos da diabetes?
Idades Sintomas
Nas crianças e jovens A diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se:
• Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama;
• Ter muita sede;
• Emagrecer rapidamente;
• Grande fadiga, associada a dores musculares intensas;
• Comer muito sem nada aproveitar;
• Dores de cabeça, náuseas e vómitos.
Nos adultos A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas: Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria);
• Sede constante e intensa (polidipsia);
• Fome constante e difícil de saciar (polifagia);
• Fadiga;
• Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais;
• Visão turva.
É importante ter presente que os sintomas da diabetes nas crianças e nos jovens são muito nítidos. Nos adultos, a diabetes não se manifesta tão claramente, sobretudo no início, motivo pelo qual pode passar despercebida durante alguns anos.
4. Tipos de diabetes existentes
Diabetes de Insulina dependente (tipo1) - manifesta-se em jovens geneticamente predispostos. Deficiência na produção de insulina pelo pâncreas, daí é preciso repor o harmónio. Normalmente, acomete em jovens magros. Estes diabéticos tomam insulina diariamente, até 3 vezes por dia.
Diabetes não dependentes de insulina (tipo2) - Acontece em adultos, geralmente, obesos e por razões hereditárias. Neste caso, há uma dificuldade em aproveitar a insulina e por isso o diabético precisa de tomar comprimido para que use melhor a insulina. É, portanto, uma deficiência na utilização da insulina produzida. A hereditariedade é inevitável, mas existem também fatores ambientais que provocam a diabetes, como o stress, intolerância à glicose, idade, obesidade, maus hábitos alimentares.
Diabetes gestacional - geralmente, a glicemia normaliza após o nascimento do bebe. Este tipo de diabetes pode trazer sérias complicações tanto para a mãe como para o bebe, que pode nascer com malformações. Existe, ainda, a diabetes provocado por algum tipo de agressão ao pâncreas, como, por exemplo, o alcoolismo.
5. Prevenir a Diabetes
...