O RELATÓRIO DE VISITA DOMICILIAR
Por: julialccaixeta • 26/9/2022 • Resenha • 498 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
RELATÓRIO DE VISITA DOMICILIAR
Segunda visita domiciliar feita na manhã do dia 20/09/2022, acompanhada pela agente comunitária de saúde Marilene e nossa professora e enfermeira Ana Paula a casa da Dona Ângela (hygia 1717637), também acompanhada pela sua filha e cuidadora Graça Aparecida de 64 anos, mais conhecida como Cida (hygia 756075).
Nesse momento tivemos mais oportunidade de conversar com dona Cida e conhecer toda a dinâmica familiar. No lote em que se encontra a casa de dona Ângela, que é de fundo, também existem mais duas casas, a de dona Cida e mais a frente de sua filha Silvia. A primeira mora só, com companhia eventual de seu parceiro e a segunda vive com mais dois filhos e um neto.
Dona Cida ainda relatou que antes desse parceiro já havia casado duas vezes e do primeiro casamento nasceram três filhos, Graciane, Silvia e seu filho caçula. A filha mais velha e o mais novo vivem em outras residências e ajudam como podem a mãe.
Cida também contou sobre seus netos que vivem com a mãe Silvia, o mais velho paga a internet da casa e a mais nova é mãe de uma criança de 3 anos, possivelmente no espectro autista. Ainda relatou que Silvia tinha um outro filho, falecido há 3 anos por atentado a própria vida, então com 20 anos.
Os dois irmãos de dona Cida também auxiliam a mãe e a irmã como podem. Cida ainda relata que são dois irmãos falecidos e um deles faleceu devido a um câncer e que ela foi cuidadora dele, confirmando a hipótese de que ela seria a base para toda a família.
Cida, como a mãe, também é diagnosticada com hipertensão e afirma que não tem tomado as medicações pois afere pressão com aparelho próprio e ela não se apresenta alta, além de fazer alimentação com pouca adição de sal. Fizemos aferição com nosso aparelho e foi demostrado um pico de pressão de 230x120 mmHg, conferimos com o aparelho da paciente e o resultado foi o mesmo. Orientamos dona Cida a tomar seus medicamentos e aferir novamente em 1 hora, em caso de pressão não baixar procurar pronto atendimento ou UBS. Dona Ângela também se encontrava com a pressão alterada de 183x70. Orientamos a volta da medicação prescrita e agendamento de consulta em UBS.
Dona Cida ainda revelou sonho de trabalhar com fabricação de sabões e fazer faculdade de nutrição. Conversamos sobre a possibilidade de conseguir auxílio governamental para os próprios cuidados e com a mãe e ela relatou que está com documentação encaminhada para solicitar o LOAS quando fizer 65 anos.
Júlia Luísa Campos Caixeta
...