TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O relatório da aula prática

Por:   •  6/2/2025  •  Relatório de pesquisa  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 3

Saúde coletiva

  1. Como a Lei 8080/90 contribui para o fortalecimento da saúde coletiva no Brasil, considerando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)?

R:Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da Saúde, a organização e o funcionamento dos Serviços correspondentes.

  1. Qual é o impacto da implementação da Lei 8080/90 na promoção da equidade em saúde e na redução das desigualdades sociais relacionadas à saúde coletiva?

R:A implementação da Lei 8080/90 teve um impacto significativo na promoção da equidade, essa Lei estabeleceu o Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como princípios a universalidade, a integralidade e a equidade, garantindo o acesso de todos os cidadãos aos serviços de Saúde, independentemente de sua condição socioeconômica.

  1. Como a integralidade do cuidado, um dos princípios do SUS previsto na Lei 8080/90, se relaciona com os conceitos e práticas da saúde coletiva?

R:Esse princípio preconiza que a atenção á saúde deve abranger a promoção, a prevenção, o tratamento e a reabilitação, considerando o ser humano em sua totalidade, em todos os ciclos de vida e em todas as suas dimensões.

  1. Quais são os desafios enfrentados na efetivação dos princípios da Lei 8080/90 e como eles impactam a abordagem da saúde coletiva no contexto do SUS?

R:(Financiamento insuficiente, Desigualdades Regionais, Fragmentação da atenção á saúde, Gestão descentralizada,) esses desafios impactam diretamente a abordagem da saúde coletiva no contexto do SUS. Prejudicando a oferta de serviços integrados, a promoção da equidade e o enfrentamento das desigualdades sociais em Saúde.

  1. De que maneira a participação social, estabelecida na Lei 8080/90, contribui para a promoção da saúde coletiva e para a construção de políticas mais eficazes de enfrentamento de problemas de saúde pública?

R: A participação Social permite que os cidadãos tenham voz ativa na definição das prioridades em Saúde, na fiscalização dos serviços prestados e na formulação de políticas públicas mais adequadas às realidades locais.

  1. Como a descentralização das ações e serviços de saúde, prevista na Lei 8080/90, influencia a organização e a efetividade das práticas de saúde coletiva nos diferentes níveis de atenção à saúde?

R: A descentralização das ações e serviços de Saúde influencia positivamente a organização e a efetividade das práticas de Saúde coletiva nos diferentes níveis de atenção à saúde, possibilitando uma abordagem mais integrada, participativa e alinhada com as necessidades específicas de cada localidade.

  1. Quais são os instrumentos de financiamento do SUS previstos na Lei 8080/90 e como eles impactam a capacidade do sistema de lidar com questões de saúde coletiva, como epidemias e pandemias?

R:Alguns dos principais instrumentos de financiamento do SUS incluem: (Fundo Nacional de Saúde, Fundos Estaduais e Municipais de Saúde, Transferências intergovernamentais).

 

  1. De que forma a Lei 8080/90 reconhece a importância das ações intersetoriais para a promoção da saúde coletiva e como isso se reflete na prática do SUS?

R: A lei 8080/90 reconhece a importância das ações intersetoriais para a promoção da Saúde coletiva ao estabelecer a necessidade de articulação entre diferentes setores e políticas públicas, visando a promoção da Saúde e a prevenção de doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (274.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com