PROTOCOLO DE ENFRENTAMENTO DA COVID 19
Por: yrosidias • 12/8/2021 • Ensaio • 667 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
ORIENTAÇÕES PARA O ATENDIMENTO MÉDICO E ODONTOLÓGICO NO CENÁRIO DE ENFRENTAMENTO DA COVID-19
Esse documento visa orientar a equipe assistencial, a fim de se promover uma resposta mais rápida e eficaz à pandemia, sem deixar de serem observadas as premissas de segurança sanitária, do paciente e do trabalhador.
1-ORIENTAÇÕES GERAIS
- Fornecer orientações aos usuários que se encontram na clínica manterem distanciamento entre os pacientes que aguardam o atendimento.
- Não permitir a entrada e permanência de pessoas sem o uso da mascara.
- Informar aos pacientes para chegarem apenas 10 minutos antes do horário agendado.
- Não permitir a permanência de acompanhantes no recinto.
- Disponibilizar álcool em gel a 70% na entrada, recepção e todos os
consultórios .
- Programar agendamentos espaçados o suficiente para minimizar o possível contato com outros pacientes na sala de espera.
- Dar preferencia à realização de triagem prévia de pacientes com síndrome gripal (febre, tosse, dor de garganta, dores musculares), e orientá-los a procurar os locais de atendimento especializados em COVID 19.
- Dar preferencia aos agendamento de consultas por meio de chamadas telefônicas e aplicativos de mensagens .
- Manter sempre as janelas dos consultórios e recepção abertas permitindo assim a ventilação do ambiente.
-Manter as janelas abertas durante o atendimento, a fim de garantir renovação do ar nos ambientes.
- Não utilizar ventiladores.
-Avisos e instruções devem ser colocados, orientando os pacientes a manter o distanciamento social apropriado, bem como das cadeiras.
- Orientar os pacientes a realizarem a higienização das mãos, em pia com dispensador de sabonete líquido, papel toalha em suporte .
- Evitar excesso de insumos, instrumentais e equipamentos nas bancadas e mesas auxiliares, removendo o que não será utilizado durante o procedimento, minimizando assim, as superfícies a serem higienizadas entre os atendimentos.
- Orientar os pacientes para não levar acompanhantes para a consulta, exceto nos casos em que houver necessidade (idosos, crianças e pacientes com necessidades especiais.
-remover itens que possam ser compartilhados e que não possam ser facilmente desinfetados como revistas e outros materiais de leitura, brinquedos , canetas, pranchetas etc.
-Manter a distancia e marcação dos assentos a serem utilizados.
2-ORIENTAÇÕES SOBRE LIMPEZA, DESINFECÇÃO E CONDUTAS A SEREM TOMADAS RELACIONADOS AO COVID - 19
-Realizar limpeza e desinfecção do ambiente e superfícies ao final de cada atendimento.
- A limpeza deverá ser realizada com água e sabão, se estiver com sujidade visível e posterior desinfecção com álcool liquido a 70%.
Os profissionais de saúde devem:
▪ Evitar tocar superfícies próximas ao paciente (ex. mobiliário e equipamentos para a saúde) e aquelas fora do ambiente próximo ao paciente, com luvas ou outros EPI contaminados ou com as mãos contaminadas.
...