Propagação De Plantas
Exames: Propagação De Plantas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: glaitonramos • 12/6/2014 • 684 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
Curso técnico em agricultura
PROPAGAÇÃO DE PLANTAS
Enxertia: (Anel e Gema)
INTRODUÇÃO
A propagação das plantas se reveste de grande importância principalmente na fruticultura. Essa talvez seja a etapa mais importante na implantação de um pomar. Para que se tenha sucesso, é necessária a adoção de técnicas que visam a obtenção de mudas de qualidade, pois dela depende o sucesso da implantação de um pomar.
Na produção de uma boa muda, alguns cuidados devem ser tomados. Embora a produção de mudas possa ser feita, muitas vezes, com emprego de uma infraestrutura muito simples, cada vez mais a propagação de plantas vem lançando mão de apurada tecnologia, pois isso é muito importante para a obtenção de mudas de qualidade no menor tempo possível. Para tanto se devem levar em consideração muitos aspectos, desde a legislação que estabelece as características de uma muda padrão até as técnicas de transferência da muda para o pomar.
OBJETIVOS:
1. Manter as características desejáveis da planta mãe.
2. Aumentar ou multiplicar o numero de plantas rapidamente.
3. Antecipar a idade de inicio de produção, especialmente em fruteiras perenes.
4. Prevenir perdas ou extinção de espécies.
5. Obter plantas com resistência a pragas e doenças e melhor adaptadas ao clima e solo.
PROPAGAÇÃO ASSEXUADA
Partes de uma planta, como a raiz, o caule, as folhas, as brotações e até mesmo o pólen, tem a capacidade de regenerar e formar uma nova planta. Essa regeneração é possível, pois cada célula presente nestas partes vegetais contém toda a informação genética necessária para gerar um novo indivíduo, o que chamamos de totipotencialidade das células somáticas. Desta forma, estamos utilizando o método de propagação vegetativo ou assexuado.
Com a propagação vegetativa, a boa combinação de caracteres genéticos, apresentada por certos indivíduos, pode ser perpetuada, obtendo-se plantios mais uniformes, mais produtivos, mais precoces e com melhor qualidade dos produtos obtidos.
ENXERTIA
A enxertia é o método de propagação assexuada que consiste em se unir duas ou mais porções de tecido de modo que a união destas partes venha a constituir-se em uma nova planta. É um dos principais métodos de propagação e é largamente utilizado em um grande número de espécies, tais como os citros, pessegueiro, ameixeira, goiabeira, maos aspectos favoráveis (vigor, tolerância a fatores bióticos e abióticos adversos, produtividade, entre outros) de duas ou mais plantas às quais podem ser de uma mesma espécie ou de espécies ou até mesmo gêneros diferentes.
ENXERTIA POR ANEL
Para esse tipo de enxertia faz-se uma incisão circular quando o enxerto é no topo, ou duas incisões circulares e uma vertical quando é no meio da haste, com o objetivo de retirar um anel do cavalo, procedendo se do mesmo
...