Reflexos
Trabalho Universitário: Reflexos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2846978 • 9/9/2013 • 280 Palavras (2 Páginas) • 838 Visualizações
A percussão do martelo no tendão de Aquiles provoca a contração dos músculos crurais posteriores, o gastrocnêmio, o sóleo e o plantar, causa flexão do pé no tornozelo. Quando há disseminação reflexa, bater no tendão de Aquiles pode causar flexão do joelho. O reflexo aquiliano tende a diminuir com a idade. (CAMPBELL, 2007)
A prática do reflexo tricipital testa o nervo radial que surge dos segmentos da medula espinhal C7 e T2.
O reflexo do tríceps invertido ou paradoxal consiste em flexão do cotovelo em resposta a percussão do tendão do tríceps. Essa resposta aparece quando o arco aferente do reflexo do tríceps é lesado como nas lesões do sétimo e oitavo segmentos cervicais, especialmente quando há um elemento de espasticidade, como na espondilose cervical com radiculomielopatia. (CAMPBELL, 2007)
Segundo Silverthorn (2003) a frequência diminuiu devido a ativação parassimpática pelos termoceptores faciais, e esse aumento ocorreu porque o simpático superou a ativação parassimpática. Pode-se comprovar a influência parassimpática sobre a frequência cardíaca sem interrupção da respiração, utilizando-se tubos de oxigênio, enquanto a face estiver imersa.
De acordo Constanzo (2008), o reflexo miotático inverso é dissináptico e é inverso do reflexo de estiramento. A contração muscular ativa estimula os órgãos tendinos de golgi e as fibras aferentes do grupo Ib.
O reflexo Patelar, Aquileu e Tricipital são considerados reflexos miotáticos ou de estiramento já que os TRE se baseiam no estiramento do tendão para estimular as fibras intrafusais e propagar o potencal de ação sobre o músculo. Qunado estes estímulos são muito grandes, os órgãos tendinosos de Golgi são acionados para relaxar o músculo ao invés do músculo se contrair. Esse é um mecanismo de defesa, já que impede que o tendão se rompa. (GUYNTON, 2002)
...