Reflexos De Um Nenonato
Artigo: Reflexos De Um Nenonato. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatianepretto • 9/8/2014 • 697 Palavras (3 Páginas) • 213 Visualizações
Reflexos:
O bebê nasce com certos reflexos que devem ser avaliados como evidência do desenvolvimento normal. Sua presença ou ausência e o período em que aparecem ou desaparecem são indicativos de progresso. A maneira como se expressam fornece evidências sobre o funcionamento do SN. Por exemplo, um reflexo fraco ou ausente pode indicar a presença de lesão do sistema nervoso central.
Reflexo de Moro ou do abraço:
O reflexo de Moro é um reflexo vestibular que demonstra uma consciência de equilíbrio do RN. Considerado como um reflexo de defesa deve ser testado com o bebê deitado e calmo. Um estímulo súbito, provoca a resposta imediata. O bebê enrijece o corpo, ergue as pernas, levanta e abre os braços, trazendo-as depois para a frente como em uma posição de abraço. Além disso, pode-se observar, que ele também flexiona o polegar e o indicador de cada mão, formando um C, e estende os dedos restantes. O bebê freqüentemente chora após esse gesto de abraço.
O reflexo de Moro normalmente modifica-se do 3º ao 4º mês, e desaparece a partir do 6º meses de vida.
Reflexo do pescoço:
O reflexo tônico do pescoço é um reflexo postural no qual o bebê assume uma posição defensiva. Se esse reflexo estiver presente, notaremos que, quando o bebê, deitado de costas , vira a cabeça para um lado, o seu braço e a perna do mesmo lado para onde voltou a cabeça são parcial ou completamente estendidos, e que o braço e a perna opostos se flexionam. O reflexo tônico do pescoço desenvolve-se no feto por volta de 28 semanas e desaparece no neonato em torno de dois ou três meses.
Reflexo de rotação da cabeça:
Se a cabeça de um bebê saudável a termo for voltada para um lado, o tronco a acompanhará. Os receptores do reflexo de rotação da cabeça estão localizados nos músculos e articulações do pescoço. O reflexo acha-se presente ao nascimento e é mais acentuado por volta dos três meses. É o primeiro dos vários reflexos que irá auxiliar o bebê a restaurar a posição normal da cabeça e do tronco.
Reflexo de preensão:
O reflexo de preensão acha-se presente em ambas as mãos e pés. O bebê segurará um objeto colocado em suas mãos, mantendo-se firme por um curto período de tempo, e então o largará. É mais acentuado em bebês a termo, diminui por volta dos dois meses e geralmente desaparece aos três meses.
Reflexo de tração:
O reflexo de tração pode ser facilmente testado ao mesmo tempo que o de preensão. Após o bebê ter segurado os dedos do examinador com ambas as mãos, ele é gentilmente puxado para uma posição sentada. O examinador utiliza seus outros dedos para auxiliar a preensão do bebê. Um bebê vigoroso, demonstrará possuir tônus de flexão nos braços flexionando os cotovelos, e ter certa capacidade de sustentação da cabeça não a deixando pender completamente; segurará firmemente o dedo do examinador.
Reflexo de fuga ou Babinsky:
E considerado um reflexo de fuga (a estímulos desagradáveis) acha-se bem desenvolvido em todo bebê saudável, a termo ou prematuro. Está presente em todos os pontos da pele, mas é mais facilmente verificado
...