Relatório Sobre Microscopia óptica E Seus Fundamentos
Monografias: Relatório Sobre Microscopia óptica E Seus Fundamentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilact • 29/3/2014 • 496 Palavras (2 Páginas) • 5.579 Visualizações
INTRODUÇÃO
“A microscopia é um processo básico de toda a biologia moderna, sendo responsável por algumas das mais importantes descobertas relacionadas com a vida, como é o caso da célula e de toda a sua estrutura de funcionamento.”
Fonte: http://www.infopedia.pt/$historia-da-microscopia;jsessionid=-Yr-WrEIQV-geBKXajkLjg__
A microscopia óptica não tem uma data definida de origem, mas sabe-se que surgiu depois da invenção da lupa por Galileu. Apesar de antiga, é uma das mais importantes técnicas para visualizar imagens que o olho humano não é capaz de ver. O microscópio óptico foi aperfeiçoado e hoje é amplamente utilizado para a observação de microorganismos e estruturas biológicas. Com a finalidade de iniciar os estudos práticos na biologia celular, realizamos uma aula a respeito do funcionamento do microscópio óptico e suas características. O aparelho é constituído basicamente de lentes com variados graus de aumento, fonte de luz e acessórios para regulagem do foco. A combinação das lentes proporciona um aumento de até 400x. Para dominarmos o manuseio do aparelho, utilizamos material fornecido pela instituição e nos dividimos em duplas. Cada dupla teve acesso a um microscópio óptico e devia observar o material explorando tamanhos da fonte e tipos de aumento.
HIPÓTESE
Há diferenças quanto à capacidade de observação de acordo com o aumento utilizado.
MATERIAIS E MÉTODO
Os materiais utilizados no laboratório foram:
- Microscópio óptico
- Lâmina de vidro
- Lamínula de vidro
- Pipeta de Pasteur
- Água
- Pinça
- Dois cortes de papel com as letras “O” e “Z” impressas em fonte de diferentes tamanhos
- Papel e caneta para anotações
- Lâminas prontas com esfregaços de sangue
O primeiro passo do método consistiu em colocar na lâmina de vidro, lado a lado, os papeis que continham as letras, pingar água sobre eles utilizando a pipeta de Pasteur na posição vertical e com a pinça, comprimir a lamínula sobre esse conjunto. Depois de devidamente encaixada na mesa do microscópio, a lâmina com as letras sequenciadas foi observada por nós com diferentes aumentos. Após essa etapa, cada um de nós observou as células sanguíneas da mesma maneira.
RESULTADOS
À medida que as imagens eram aumentadas por meio da troca de lentes, percebeu-se maior detalhamento da impressão das letras no papel, porém a área de abrangência diminuía na mesma proporção, e por vezes não era possível a visualização de toda a imagem, dificultando gradativamente o reconhecimento das letras impressas em fontes maiores. No caso das células sanguíneas, fomos percebendo a cada aumento a distinção entre as células e a presença ou não de núcleo, indicando se eram hemácias ou leucócitos.
...