Relações Harmonicas
Artigo: Relações Harmonicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielvalinhos • 10/9/2014 • 436 Palavras (2 Páginas) • 421 Visualizações
Pesquisa
De
Biologia
Relações Harmônicas
Relações Harmônicas
Colônias
São constituídas por organismos da mesma espécie, que se mantêm anatomicamente unidos entre si. A formação das colônias é determinada por um processo reprodutivo assexuado, o brotamento. As colônias podem ser homomorfas e heteromorfas.
*Colônias homomorfas: tais colônias são constituídas por indivíduos iguais, que realizam as mesmas funções, ou seja, não existe a chamada divisão de trabalho. Como exemplo citamos as colônias de espongiários, de protozoários, de cracas (crustáceos), entre outras.
*Colônias heteromorfas; são constituídas por indivíduos morfologicamente diferentes, com funções distintas, caracterizando a chamada divisão de trabalho fisiológico. Quando essas colônias são formadas por mais de dois tipos de organismo são chamadas de dimórficas.
Sociedades
São associações de indivíduos da mesma espécie, que não estão unidos, ou seja, ligados anatomicamente, e formam uma organização social que se expressa através do cooperativismo.
Exemplo: Formigas
As formigas vivem em ninhos subterrâneos denominados de formigueiros. As rainhas e os machos são férteis, enquanto as obreiras são estéreis e pertencem a várias castas diferenciadas. Existem fêmeas estéreis, providas de poderosas mandíbulas; são os soldados, encarregados as defesa do formigueiro.
Protocooperação
É também conhecida como cooperação, trata-se de uma associação entre duas espécies diferentes, na qual ambas se beneficiam. Contudo, tal associação não é indispensável à sobrevivência, podendo cada espécie viver isoladamente.
Exemplo: pássaro-palito e o crocodilo
O pássaro-palito penetra na boca dos crocodilos que ficam nas margens do Nilo, nutrindo-se dos restos alimentares e de vermes existentes na boca do réptil. A vantagem é mutua, pois em troca do alimento, o pássaro livra o crocodilo dos parasitas.
Mutualismo
Trata-se de uma associação com benefícios mútuos. É mais íntima do que a cooperação, sendo necessária à sobrevivência das espécies, que não podem viver isoladamente. Cada espécie só consegue viver na presença da outra.
Exemplo: Microrriza
Neste caso tem-se uma associação entre fungos e raízes de árvores florestais. O fungo, que é um decompositor, fornece ao vegetal nitrogênio e outros nutrientes minerais; em troca, recebe matéria orgânica fotossintetizada.
Comensalismo
No comensalismo, uma espécie (comensal) beneficia-se, enquanto a outra (hospedeira) não leva vantagem alguma.
Exemplo: Rêmora
...