Revisao imuno
Por: vicpiccoli • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.253 Palavras (10 Páginas) • 463 Visualizações
Tolerância:
-Descreva os mecanismos imunológicos envolvidos na tolerância central e periferia dos linfócitos T e B,que conferem proteção contra o desenvolvimento de uma resposta autoimune.
R: 1 deleçao de clones de LT e LB auto-reativos
2 supressão funcional de LT e LB auto-reativos por meio dos LTReg que liberam IL-10 e TGF-B que destroem os LT e LB auto-reativos
3 Anergia (ausência do 2º sinal) e nos LB não há estimulo pelo LT
- Como ocorre anergia das células T após o reconhecimento de antígenos próprios?
R: A ligação do CTLA4-B7 faz com que ocorra a ausência do 2º sinal co-estimulatório. Assim não ocorre a ativação dos LT
-Quais as citocinas envolvidas na supressão celular e como elas atuam?
R: IL-10 e TGF-B. Elas atuam no processo de seleção negativa destruindo LT auto-reativos
-Onde as células T regulatórias são produzidas? Descreva a importância dessas células na autotolerância;
R: São clones de LTCD4+ e CD8+, produzidos no timo, porém com fenótipos diferentes. A vantagem de possuir na periferia é a produção de citocinas regulatórias, como IL-10 e TGF-b.
-O que acontece com os linfócitos T, por exemplo, após um encontro com antígenos estranhos e antígenos próprios nos tecidos periféricos?
R: Quando LT maduros encontram Ag próprios e estranhos em tecidos periféricos, ocorre a interação Linfocito-APC e há a presença do 2º sinal, presença de co-estimuladores e ambiente de citocinas.
-Onde ocorre a edição de receptor dos linfócitos B e qual a importância desse mecanismo no desenvolvimento da autoimunidade?
R: Ocorre na medula óssea, serve para testar K e Y de cadeias leves a antígenos próprios. É a seleção do LB, a positiva o LB sai da medula óssea e vai para a corrente sanguínea, se for negativa ocorre a apoptose do LB.
Imunidade da mucosa intestinal:
-Descreva e explique os mecanismos da imunidade inata e específica na mucosa intestinal
R: Imunidade Inata: As células epiteliais intestinais que revestem os intestinos são parte integral do sistema imune inata. Envolvidas em respostas contra patógenos, e na tolerância a micro-organismos comensais. Atua na apresentação de antígenos ao sistema imune adaptativo. Presenca de células caliciformes (produzem mucinas-formam uma barreira física vicosa que impede o contato entre micro-organismos e as células do sistema imune gastrointestinal) e Células M (capturam antígenos), também há a presença de defensivas, TLR, macrófagos.
Imunidade Adaptativa: Ag do lumem são capturados por CD da Lamina própria e com isso ativam LT que se diferenciam LTCD4 e LT de memoria que combatem o Ag. LTCD8 atuam liberando granzinas e perforinas. LTreg também atuam quadno há IL-6 e TGF-B. LB liberam Ac IgA que atuam fazendo a neutralização; MALT; Barreiras físicas, cílios, macrófagos…
-Quais os mecanismos imunológicos envolvidos na produção de IgA? Como esta imunoglobulina consegue atravessar as mucosas?
R: O que permite que as IgAs caminhem pelas mucosas é a presença do receptor poli-Ig, uma proteína transportadora especializada.
-Cite exemplos de doenças inflamatórias crônicas e explique os mecanismos imunológicos envolvidos.
R:
Imunologia dos tumores:
-Defina antígenos tumor-específico e antígenos associados aos tumores:
R: Antigenos associados a tumores= são encontrados em células normais, mas acumulam-se em células tumorais, sendo expressos de maneira qualitativamente ou quantitativamente alternada nas células tumorais. Estes antígenos incluem os chamados antígenos oncofetais.
Antigenos tumor-específico= são antígenos expressos exclusivamente pelas células tumorais. Nesta classe de antígenos listam-se todas as proteínas codificadas por genes mutados em tumores.
-Qual o papel dos macrófagos na angiogênese tumoral? R: Os macrófagos induzem a angiogenese e favorecem a metástase.
-Como ocorre a metástase? R: As células normais, formam tecidos e órgãos, após ocorre a divisão celular, onde essas células normais crescem, se reproduzem e morrem. Porém a célula normal pode sofrer alteração do seu material genético, por agentes canceriogenicos, e essa célula mutada pode se dividir de maneira desordenada e dar origem ao tumor, que quando invadem a corrente sanguínea e atigem outros órgãos, causam a metástase.
-Qual o papel dos linfócitos TCD8+ na resposta tumoral? R: Promover a destruição direta dos tumores, principalmente quando induzidos por vírus.
-Descreva os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de tumores. R: Tumor é uma doença MULTIFATORIAL. Alguns são levados em consideração, tais como, a predisposição genética, o meio ambiente, bem como, agentes carcinogênicos (químicos, biológicos, físicos).
- Descreva os mecanismos de escape utilizados pelas células tumorais:
R:
- Falta de produção de antígeno tumoral;
- Ausência de moléculas co-estimulatorias;
- Ausência de MHC-I;
- Tumores secretam citocinas imunossupressoras (TGF-β) → inibe a proliferação e as funções efetoras dos linfócitos e macrófagos;
- Tumores secretam seus antígenos;
- Inibição da maturação de células dendríticas;
- Descreva como a imunidade inata e a imunidade específica podem ajudar no combate das células tumorais.
R: Imunidade inata
→ através da resposta de macrófagos:
- atividade citotóxica pela secreção de enzimas lisossômicas, produção de superóxido e outros RIO e secreção de TNF (trombose).
- ativação dos MØs pela liberação de IFN produzidas pelas células T específicas para o tumor.
→ através da resposta das células NK:
- Lisam de preferência células tumorais com expressão reduzida de moléculas MHC classe I;
- Participa da ADCC (liberação de fatores citotóxicos e perforinas);
- Secreção de TNF que induz hemorragia e necrose tumoral.
Imunidade específica → PROCESSAMENTO E APRESENTAÇÃO DE ANTÍGENOS TUMORAIS (LT CD4+ e LT CD8+), INDUÇÃO DE RESPOSTAS DE CÉLULAS T AOS TUMORES = LTCD4+: secretam citocinas (TNF e IFN-gama), que podem aumentar a expressãode MHC I nas células tumorais e consequentemente a sensibilidade a lise por CTLs, RESPOSTA TH1 É EFETIVA NA DESTRUIÇÃO DO TUMOR, CTL e Células NK/NKT exercem citotoxicidade.
...