SUS: Um Plano Que Poderia Dar Certo
Exames: SUS: Um Plano Que Poderia Dar Certo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juschuch • 17/11/2014 • 326 Palavras (2 Páginas) • 485 Visualizações
O trabalho a seguir tem como base fontes que permitem ter uma noção severa de como é o olhar da população sobre o sistema único de saúde, o SUS. Desde sua criação, com muitas propostas de melhorias para a saúde de todos e a descentralização do atendimento, o SUS vem a passos lentos.
Em seu projeto, seu embasamento é de ampliar e descentralizar o atendimento a pessoas de um grupo específico da sociedade, ou seja, como era nos tempos de ditadura militar onde ainda se implantava o INAMPS. Sistema o qual somente poderia ser utilizado por portadores de carteira de trabalho e ou que portassem plano de saúde.
Entretanto, o SUS não age como seu plano é descrito, há muitas filas, esperas em corredores, falta de medicamentos, ausência de profissionais aptos para o serviço de apoio a comunidade.
Adaptado para ser implantado em postos de atendimento, prontos socorros e outros pontos, o SUS tem uma visão ampla, que mesmo portando deficiências abrange grande parte da sociedade que somente a ele tem como um socorro.
Foram criados novos pontos de atendimento, aumentando o contato do paciente com o olhar médico, entretanto se seus objetivos tivessem sendo alcançados, teríamos uma realidade muito diferente hoje na saúde brasileira.
O SUS tem como foco o atendimento preventivo, fazendo assim campanhas de vacinação, distribuição de métodos contraceptivos e outras formas. Entretanto muitas campanhas não chegam até todas as pessoas que deveriam ser alcançadas.
Além da mídia, as campanhas de prevenção deveriam ser mais próximas á sociedade. Realizando palestras em escolas, visitas em bairros, auxiliando as pessoas de qualquer faixa etária em vários problemas ou patologias.
O SUS tem tudo pra dar certo, embora sua estrutura esteja fragilizada ainda nos dias atuais, porem se o plano for revisado e reorganizado, o SUS poderá salvar muitas vidas e assim partir para o seu real motivo: melhorar a vida da população, tornando um país de doenças prevenidas, onde somente se adoece por um acidente e não por qualquer vírus circulante.
...