Sistema Digestório - Galinha
Artigo: Sistema Digestório - Galinha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MaiaraPires • 18/8/2014 • 1.298 Palavras (6 Páginas) • 2.290 Visualizações
Sistema Digestório
É através da ingestão de alimentos que nosso organismo retira os nutrientes necessários para construção de novos tecido e para a manutenção dos tecidos danificados esse processo só é possível graças ao sistema digestório, que é responsável por transformar os alimentos em partículas pequenas tornando possível a penetração em nossas células.
O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso e de glândulas anexas como as glândulas salivares, pâncreas e o fígado.
O processo de digestão envolve fenômenos físicos e químicos.
Os fenômenos físicos compreendem a trituração do alimento em partículas menores e seu transporte ao longo do tubo digestório. Os fenômenos químicos transformam os alimentos em seus constituintes básicos. A ação conjunta desses processos resulta em uma solução aquosa de moléculas alimentares.
A digestão tem inicio na boca onde o alimento é triturado pelos dentes e umedecido pela saliva, o sabor dos alimentos é determinado pelas papilas gustativas, localizadas na língua. Em seguida o bolo alimentar segue pela faringe, que o empurra para o esôfago, esse através de seus movimentos peristálticos empurra o alimento para o estômago. Entre o estômago e o intestino delgado existe o esfíncter pilórico, que controla a passagem entre o estômago e o duodeno, impedindo o retorno do alimento parcialmente digerido. A porção do intestino delgado localizado logo após o duodeno é chamado de jejuno e a porção anterior ao ceco, primeira parte do intestino delgado, é chamado de íleo. No estômago o alimento é dissolvido pelo suco gástrico, o bolo segue para o intestino delgado onde os nutrientes serão reduzidos a moléculas muito pequenas através do processo de digestão, apenas 5 % do processo digestivo ocorre no estômago. Para realizar todo esse processo o corpo utiliza em media 10 litros de água é através do intestino grosso que a maior parte dessa água é reabsorvida, apenas uma pequena parte dessa água é utilizada para ajudar no deslizamento do bolo fecal.
Órgãos que formam o tubo digestivo
O tubo digestivo é formado por:
o Boca
o Faringe
o Esôfago
o Estômago
o Intestino delgado
o Intestino grosso
o Ânus
As glândulas anexas são formadas por:
o Glândulas salivais
o Pâncreas
o Fígado
Boca
É a abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo. Na boca encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.
No interior e nas laterais da cavidade bucal encontra-se as glândulas salivares. Há três tipos de glândulas salivares : as parótidas ,as submandibulares e as sublinguais .elas são responsáveis pela produção diárias de cerca de um litro e meio de saliva ,que, juntamente com a mastigação ,realiza a primeira etapa da digestão .
Faringe
É um órgão comum ao aparelho digestivo e ao aparelho respiratório ou seja, pela faringe, tanto pode passar o ar durante a respiração, como os alimentos na digestão.
O fluxo de ar ou de alimentos é controlado por uma cartilagem chamada epiglote. A epiglote funciona como uma espécie de válvula da laringe, que é um dos órgãos do aparelho respiratório.
Durante a deglutição, a laringe se eleva, enquanto que a epiglote se abaixa, fechando a entrada da laringe e permitindo a passagem do alimento para o esôfago.
Durante a respiração, a epiglote se eleva, mantendo a laringe aberta e permitindo a passagem do ar.
Esôfago
É um tubo membranoso formado por músculos lisos e involuntários, que empurram delicadamente o bolo para o estômago por meio de contrações e relaxamentos (movimentos peristálticos). Esses movimentos ajudam a misturar os alimentos com os sucos digestivos que atuam na digestão.
Estômago
O estômago é um órgão que tem forma e volume variável. O estômago, o alimento sofre a são de pepsina, enzima digestiva produzida por glândulas da parede do estômago, que atua sobre as proteínas, transformando em moléculas menores. As glândulas da parede do estômago também produzem o acido clorídrico, responsável pelo PH ácido do estômago, esse ácido também pode matar os microorganismos que são ingeridos junto com o alimento. No estômago também há a produção de muco, responsável por proteger a parede do estômago contra a ação do suco gástrico.
A transformação química que ocorre no estômago é chamada de quimificação, processo que transforma o bolo alimentar em outra massa, denominada quimo.
Os movimentos peristálticos do estômago facilitam a atuação do suco gástrico e empurram o quimo para o intestino delgado.
Intestino delgado
O comprimento do intestino delgado
...