Uso De Benzodiazepinicos Por Mulheres No Climaterio
Ensaios: Uso De Benzodiazepinicos Por Mulheres No Climaterio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amasoval • 30/5/2014 • 1.256 Palavras (6 Páginas) • 571 Visualizações
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Climatério é a cessação permanente da menstruação resultante da falência ovariana. Pode se dizer que uma mulher está na menopausa após 12 meses consecutivos de amenorréia, sendo portanto um diagnostico retrospectivo
O climatério é o período que abrange a fase em que os hormônios ovarianos e gonadotróficos hipofisários deixam de ser fabricados progressivamente. Caracteriza-se por amenorréia e ou ciclos menstruais irregulares, até cessarem completamente.
A alteração hormonal não é abrupta, acontece gradualmente de forma regressiva e pode levar anos, acarretando alterações físicas, biológicas e psíquicas importantes, afetando a qualidade de vida da mulher.
Os principais sintomas são: ondas de calor na face e pescoço “fogachos”,sudorese noturna, insônia, suores repentinos, sangramentos irregulares, cefaléias, alterações vasomotoras e psicoemocionais, atrofia vaginal, instabilidade conjugal afetada pela insegurança feminina. Estes variam de uma mulher para outra, ocasionados pelos distúrbios hormonais femininos “estrogênios e progesterona”, e é importante saber que nem todas as mulheres reagem igualmente a este novo período de sua vida, definido como: “mudança de vida”.
O climatério ou menopausa como um período em que o organismo da mulher está passando por uma mudança biológica, necessita de uma atenção especial. O corpo da mulher anuncia o fim do ciclo reprodutivo. Se no início da menarca o corpo da mulher se prepara para a reprodução, agora é o contrário; a mulher passa por grandes mudanças8. A mulher na menopausa, presa a concepções errôneas a cerca da fisiologia feminina e de sua sexualidade, necessita que os profissionais ativos tenham conhecimentos para contribuir com a abordagem e conseqüentemente oferecer orientações que possam facilitar o enfrentamento neste período de alterações biopsicossociais.
O declínio da função ovariana e o cessar das menstruações ao eventos comuns do envelhecimento em todas as mulheres e estão associadas com o final da capacidade reprodutiva. A base biológica para estes eventos está bem estabelecida, sendo dependente das alterações na estrutura e na função ovariana.
Durante a menopausa, há uma relação direta entre os níveis dos hormônios ovarianos que declinam, e as gonadotrofinas hipofisárias, que aumentam.
A diminuição estrogênica, na mulher pós menopausada, provoca uma serie de sintomas em conseqüência de alterações nos órgãos efetores que apresentam receptores para esteróides sexuais. Estes sintomas podem ser agudos ou a curto prazo, a médio prazo e a longo prazo, que são os que mais interessam ao presente estudo
Embora a longo prazo, as conseqüências da deficiência estrogênica sejam responsáveis por uma taxa de mortalidade elevada, principalmente por doenças cardiovasculares e complicações da osteoporose, nem sempre o clinico está preocupado com a qualidade de vida da paciente, pois estes sintomas muitas vezes não são visíveis tanto aos olhos da paciente quanto do seu medico assistente.
A qualidade de vida na mulher menopausada
...