Árvore-planta
Resenha: Árvore-planta. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianfaria • 22/5/2014 • Resenha • 338 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
Planta arbórea que na fase adulta pode atingir 25m comumente conhecida com pau-de-vinho ou guaricica nome cientifico ,seu uso se da principalmente para reflorestamento ou recuperação de áreas degradadas,podendo ainda ser utilizado como madeira nobre.Sua produção se da pelo método de estaquia haja visto que seu poder germinativo é baixo para se atingir 65% de enraizamento foi utilizado pelos autor 0,8% de AIB.
Material e método
Foram coletados os ramos na reserva natural de rio cachoeira utilizaram-se de estacas semi lenhosas com 12 -+ 2 cm de comprimento ,0,3 a 0,6 mm de dímetro onde foi feito um corte bisel para aumentar a superfície de contato com a solução de AIB,se mantiveram duas folhas cortadas ao meio,e desinfetados com hipocloreto de sódio 0,5% por 10 mim e daí lavadas na água corrente .Deixados em uma casa-de-vegetaçao em tubetes de polipropileno (53cm).
Foi realizado quatro concentrações de AIB (0,500,1000,2000 mg dm-3)com e sem aplicação de antioxidante PVP40,o AIB foi diluído em 50%de etanol e 50% de água destilada assim foi preparada a solução cada esperimento tinha 20 estacas.
Após 60 dias foram verificadas estacas com calos,as viva e mortas quais mantiveram folhas e que emitiram brotações e foram verificadas pelo método de bratlett
Resultados e discussão
Nem um tratamentos ,utilizados emitiram novas raízes ou calos ouve também grande variação entre os coeficientes ,foram maiores que 30%.Esses aspectos ocorreu também em um trabalho de estaquia de rollinia rugulosa(pinta et al 2003).
Tabela 1
Tabela 2
Essa parte do trabalho não consegui fazer
Conclusão
Segundo TAGLIAN.M.et al 2009 nas condições em que o experimento foi realizado conclui-se que:
Não ouve enraizamento nem formação de calos de estacas semilenhosas de V.bifalcata ;
A aplicação de AIB e de antioxidante PVP não influenciou na sobrevivência ,brotação e manutenção de folhas das estacas;
A sobrevivência de estacas foi baixa (19%),demonstrando que as condições fisiológicas das estacas não estavam propicias para o enraizamento.
...