A Tecnologia em Gastronomia
Por: koukichii • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.193 Palavras (9 Páginas) • 274 Visualizações
Faculdade Anhanguera de São Caetano do Sul
Curso: Tecnologia em Gastronomia
Disciplina: Ciência dos Alimentos
Período:
Nome – RA:
Alimentos Funcionais, Geleias e Compotas
ME:
São Caetano do Sul
2015
Nome – RA:
Alimentos Funcionais
Trabalho apresentado para o aproveitamento do componente: Tecnologia em Gastronomia, Ciência dos Alimentos, sobre a orientação da ME.
São Caetano do Sul
2015
1. Alimentos Funcionais e Nutracêuticos
Os alimentos funcionais e os nutracêuticos comumente tem sido considerados sinônimos, no entanto os alimentos funcionais devem estar na forma de alimento comum, serem consumidos como parte da dieta e produz benefícios específicos à saúde, tais como a redução do risco de diversas doenças e a manutenção do bem-estar físico e mental. As substancias biologimante ativas encontradas nos alimentos funcionais podem ser classificadas em grupos como: probióticos e prebióticos, alimentos sulfurados e nitrogenados, pigmentos e vitaminas, compostos fenóticos, ácidos, graxos polinsaturadas e fibras. Por outro lado, os nutracêuticos são alimentos ou parte dos alimentos que apresentam benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de doenças. Podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dieticos até produtos projetados, produtos herbais e alimentos processados. Objetiva-se comprar alimentos funcionais e nutraceuticos quanto à definição e legislação apresentando as diferenças classes compostos e seus efeitos benéficos à saúde.
Em meados dos anos 80 no Japão, os alimentos funcionais referiam-se aos alimentos processados, contendo ingredientes que ajudavam em funções específicas do corpo além de serem nutritivos. Eram definidos como "Alimentos para uso específico de saúde" (Foods for Specified Health Use-FOSHU) e FOSHU eram os alimentos que tinha efeitos na saúde por sua quimica e que não tinha risco à saúde. No Reino Unido, eles definiam os alimentos funcionais como “um alimento cujo componente incorporado oferece benefício fisiológico e não apenas nutricional” que ajudavam a diferenciar os funcionais de alimentos fortificados com vitaminas e minerais. Já nos Estados Unidos da América do Norte eles usavam alimentos funcionais e nutracêuticos conforme foi estabelecida a definição, mas isso dificultava, pois deveria haver uma diferença entre eles para que as pessoas soubessem quais eram suas diferenças. Alimentos funcionais são alimentos que comemos como tomate, por exemplo, e alimentos nutracêuticos são remédio, barrinhas, suplementos, etc.
2. Propriedades em relação aos benefícios à saúde – Geléias.
2.1 Geleia de Morango
O morango é uma fruta vermelha, cuja origem é a Europa. Produzida pelo morangueiro, é um fruto rasteiro. Existem várias espécies de morango, sendo a fragaria a mais comum e cultivada em várias partes do mundo. É uma fruta pouco calórica apresentando cerca de 38 calorias por 100 gramas de morango. O morango é rico em vitaminas, como, por exemplo, vitaminas C, A, E, B5, e B6. Os principais minerais presentes no morango são cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio.
Os morangos também são ricos em flavonoides, importantes agentes antioxidantes no organismo dos seres humanos. Outra característica nutricional importante do morango é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares (cerca de 2,5 gramas de fibras de 100 gramas de morango). Na culinária, o morango é muito usado na produção de sucos, sorvetes, bolos, tortas, doces e geleias.
Entre os principais benefícios do consumo de morangos para o organismo, podemos citar: fortalecimento do sistema imunológico auxilia no bom funcionamento do sistema digestório ação anti-inflamatória, auxilio no processo de cicatrização de ferimentos entre outros benefícios.
Os morangos cultivados em processo agrícola tradicional costumam concentrar agrotóxicos, portanto, antes de consumi-los é importante fazer uma boa higienização da fruta. Se possível prefira consumir morangos orgânicos, pois são livres de agrotóxicos e pesticidas.
2.2 Geleia de Laranja com gengibre
Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fosforo, e ferro. Contém fibras, pectina e flavonoides, que aumentam seu valor nutritivo. O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes. Existem mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonoides que apresentam propriedades anti-inflamatórias antitumos, inibe a formação de coágulos no sangue. Benefícios à saúde:
- Controla a pressão sanguínea
- Combate o colesterol
- Melhora os problemas digestivos
- Estimula as funções intestinais
- Previne gripes e infecções
- Reforça as defesas do organismo
- Estimula o sistema circulatório
- Combate às inflamações das veias
No bagaço da laranja encontramos a maior parte das fibras. Além disso, na parte branca encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo na boca ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra a cárie dentária. No estomago, ela aumenta o volume do alimento, causando sensação de saciedade. No intestino grosso, a pectina é fermentada é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, ótimo para aqueles com intestino preso.
Potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Possui também betacaroteno, um renovador celular, e vitamina C que facilita a absorção do ferro (de alimentos, como feijão). O consumo da vitamina C também faz bem a pele (fica mais saudável, combate o envelhecimento). Para aproveitar o máximo dos nutrientes do suco de laranja, faça o suco no liquidificador ou em uma centrifuga (que aproveita o suco de laranja inteiro, se você espremer a laranja não será aproveitado).
Para obter todos os benefícios da laranja, basta ingerir uma laranja por dia. A laranja pode ser utilizada em diversos pratos culinários como bolos, mousse, pudim de laranja, o suco de laranja serve para também temperar a carne, deixando-a mais tenra. Utilizando a laranja nas preparações culinárias, os nutrientes da laranja vão se perdendo, principalmente quando for aquecida.
...