Alimentação e Nutrição
Por: Katren • 20/3/2019 • Trabalho acadêmico • 518 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
Alimentação e Nutrição como campo científico autônomo no Brasil: conceitos, domínios e projetos políticos
O estudo da Alimentação e Nutrição tem se tornado essencial para domínios de campos científicos tendo como problemática evidenciar e organizar definições, analisar os domínios científicos, entre outras questões. Logo, Bourdieu conceitua campo científico levando em conta o campo social em que os agentes se dispõem em posições distintas, em busca de conquistar espaço no decorrer da história.
Outrossim, o ato de comer é indispensável para a sobrevivência, deve-se ingerir alimentos para garantir o funcionamento biológico e para saciar a fome. Com isso, no livro “Alimentos e nutrição”, de Salinas (2002), conceitua-se alimento como toda substância que se ingere tanto no estado natural quanto no industrializado, destinada ao consumo humano.
Em “Alimentação e Nutrição”, de Evangelista, é apresentado um ponto de vista parecido, em que os alimentos são transportadores do material vital para as atividades energéticas, estruturais e reparadoras do organismo, sendo preciso ingeri-los para que tal processo ocorra.
Ademais, a nutrição faz parte do processo responsável por estabelecer dietas como utensílio para o equilíbrio da ingestão e gasto de nutrientes no corpo humano. Em consonância disto, a dieta está ligada ao processo de ingestão de alimento em que seus nutrientes são digeridos, absorvidos e transportados até as células, onde ocorre o processo de vida biológica do corpo. Portanto, a dieta ajuda na prevenção e cura de doenças, tendo correlação com medicamentos
Dessa forma, o âmago da definição de nutrição como campo científico: trata-se da dieta como forma de garantir conformidade por meio do consumo do alimento, composto por nutrientes, e suas funcionalidades dentro das células do corpo, tanto em estado normal quanto doentio.
Para Foucault, a alimentação equivale à identidade de um ser distinto capaz de gerar comida ; que pode apresentar a comida como tema de uma fala, assim como imaginar e representar o mundo, o trabalho a si mesmo, entre outros fatores, incluindo nutrir, o comer e o alimentar-se a si mesmo e ao outro. Logo, a alimentação faz parte das ligações humanas invertidas pelas comida no decorrer da história.
No campo científico há diferentes âmbitos de pesquisas sobre a formação humana, classificada em domínios distintos. O nutrir, comer, e alimentar está associado ao campo social e tem conceitos e âmbitos diferentes . Em que se classificam por: comer, refere-se a ciência do alimento e o nutrir e alimentar-se estão ligados à Alimentação e Nutrição, com seus conceitos e especialidades divergentes.
É notório que, com a Nutrição ligada à sociedade, é necessário ser estudada epistemologicamente em correspondência com o corpo humano, sendo parte de pesquisas visando os interesses socioculturais e biológicos, em que se busca respostas para dilemas relacionados ao modo de vida do ser humano e o seu corpo.
Bibliografia:
Alimentação e nutrição como campo científico autônomo no Brasil: conceito, domínio e projeto político: Rev.Nutri.,Campinas,24 (6):927-937,nov./dez.,2011
Bourdieu P. Algumas propriedades dos campos. In: Bourdieu P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero; 1983. p.89-94.
Ortiz R. Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática; 1983.
Salinas RD. Alimentos e nutrição: introdução à bromatologia. Porto Alegre: Artmed; 2002.
Evangelista J. Alimentação e nutrição. In: Evangelista J. Tecnologia de alimentos. São Paulo:
...