Bioquímica - Nutrição
Por: Franklin Mizael • 3/10/2015 • Relatório de pesquisa • 1.084 Palavras (5 Páginas) • 299 Visualizações
INTRODUÇÃO
Os lipídios também são chamados de gordura, biomoléculas orgânicas composta principalmente de hidrogênio, oxigênio e carbono. Os lipídios são insolúveis em águas porém são solúveis em solventes orgânicos como o álcool. Os lipídios fornecem energia para células do nosso corpo, participa da composição da membrana e também atua como isolante térmico. Os lipídios em forma de óleo são líquidos em temperatura ambiente, já as gorduras são sólidas na mesma temperatura.
Os lipídios são classificados em: Glicerídeos, Cerídios, Fosfolipídios e Esteroides. Os glicerídeos são lipídeos formados pela união dos ácidos graxos e glicerol. Os glicerídeos mais comuns nos seres vivos são as gorduras e os óleos que funcionam como material de reserva de energia. Os Cerídios são formados pela união de ácido graxo com um álcool. Possuem importância biológica no revestimento e proteção. Os Esteroides são hormônios, como por exemplo a testosterona e o estrogênio que são de características sexuais. Por último os Fosfolipídios que por sua vez são constituídos por molécula de glicerol, cadeias de ácido graxo, um grupo fosfato e uma molécula polar. São moléculas anfipáticas ou anfifílicas (tem afinidade com água), podem também ser hidrofóbicas (não tem afinidade com água).
O azeite de oliva que foi usado para este estudo é um tipo de óleo extraído da azeitona. Só é considerado azeite de oliva quando é retirado exclusivamente da azeitona sem a adição de outro óleo. O azeite está no ranking de alimentos essenciais ao cardápio de quem quer uma vida mais saudável, esse azeite não somente ajuda a baixar o colesterol LDL mas também ajuda a aumentar o colesterol HDL. Isso ocorre devido à presença de antioxidantes no azeite. Além da prevenção de doenças cardiovasculares o azeite também contribui para a proteção do cérebro, combate a diabete mellitus. Há três tipos de azeites que são próprios para o consumo, são eles:
Extra Virgem: sabor ácido, contém um tipo de ácido chamado ácido oleico (ácido graxo de cadeia longa) Ele é a melhor opção, pois possui mais fotoquímicos que têm propriedades antioxidantes.
Azeite Virgem: possui sabor e aroma marcantes e tem acidez, também com ácido oleico.
Azeite virgem corrente: Assim com os outros tipos de azeite esse também tem um gosto bom e acido.
OBJETIVO
Compreender o estudo dos óleos especificamente do azeite de oliva. Fazendo uso do método de Acidez de Óleos para o nível de acidez do azeite ser avaliado.
MATERIAL E MÉTODOS
● 2g de Azeite de Oliva
● 2g de Óleo usado
● 6 Béqueres de 125mL
● 1 Pipeta Volumétrica
● 1 Bureta
● 25mL de Hidróxido de Sódio
● 2 gotas Fenolftaleína
● 2mL de Álcool Eter
● 1 Balança analítica
Para a realização desse experimento foi utilizado o método de Acidez de Óleos, que é um método importante para saber o que diz respeita a conservação do alimento.
De inicio os béqueres foram pesados individualmente e vazios, segue-se os resultados da pesagem dos béqueres vazios:
Béquer A1: peso inicial 67,771g
Béquer A2: peso inicial 72,487g
Béquer A3: peso inicial 70,152g
Béquer B1: peso inicial 74,852g
Béquer B2: peso inicial 71,973g
Béquer B3: peso inicial 71,011g
OBS: Os béqueres B1, B2, B3 são os que contêm o azeite já usado
Após a pesagem dos béqueres vazios, acrescentou 2mL de óleo (no caso, o óleo usado para o experimento foi o azeite). Foi feita outra pesagem dos béqueres já com o óleo, segue-se os resultados da pesagem dos béqueres com óleo:
Béquer A1: Peso com a adição de Azeite: 69,770g
Béquer A2: Peso com a adição de Azeite: 74, 478g
Béquer A3: Peso com a adição de Azeite: 72,155g
Béquer B1: Peso com a adição de Azeite: 76,867g
Béquer B2: Peso com a adição de Azeite: 73,992g
Béquer B3: Peso com a adição de Azeite: 73,034g
Após todas as pesagem foi adicionado no tubo de ensaio 15mL de álcool, passado para o béquer, logo em seguida acrescenta 2 gotas de fenolftaleína, acrescenta hidróxido de sódio dentro da bureta até chegar na sua ultima medida (mL).
Segura a bureta com a mão esquerda, com os dedos indicador e médio controla-se a saída do ácido e o polegar permanece apoiado na bureta. Pingando o ácido até o Azeite mudar sua coloração. Durante o acréscimo das substancias permanece fazendo movimentos circulares continuo para que possa acontecer a reação, em seguida fecha a saída de ácido e observa quantos mL desceu e anota a diferença.
...