IV CAPACITAÇÃO DAS MERENDEIRAS DE VICENTE DUTRA E IV CAPACITAÇÃO DE MERENDEIRAS DE CAIÇARA
Por: DeboraAS • 13/9/2016 • Abstract • 429 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
IV CAPACITAÇÃO DAS MERENDEIRAS DE VICENTE DUTRA E IV CAPACITAÇÃO DE MERENDEIRAS DE CAIÇARA
Milene Urrutia de Azevedo (1) milenedeazevedo@gmail.com; Mariana Balestrin (2); Débora Antonello Silveira (3)
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO/SMEC DE VICENTE DUTRA/ Rio Grande do Sul/ Brasil
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE CAIÇARA/ Rio Grande do Sul/ Brasil
Palavras- Chave: Alimentação Escolar; Nutrientes; Educação;
RESUMO
Nos últimos anos a preocupação por uma alimentação adequada esta cada vez mais evidente. Além de ser um direito humano básico, a alimentação saudável é mais que uma ingestão de nutrientes, proporciona ao indivíduo todos os aspectos biológicos e sociais necessários na funcionalidade plena do corpo. A promoção da alimentação adequada esta diretamente associada a um conjunto de estratégias que objetivam proporcionar aos indivíduos e coletividades a realização de práticas alimentares apropriadas atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa do Governo Federal que tem como o objetivo oferecer alimentos adequados em quantidade e qualidade aos alunos da rede básica de ensino, contribuindo com hábitos alimentares adequados e saudáveis no período em que os mesmos permanecerem na escola.
Capacitar os colaboradores da alimentação escolar é um importante instrumento para atingir os objetivos do PNAE. Neste contexto, a parceria entre municípios, é uma estratégia que favorece a troca de experiências tanto entre os gestores como os colaboradores.
Objetivos
Desta forma, esta proposta, tem como objetivos a valorização profissional, qualificação do serviço oferecido e ambiente de trabalho favorável.
Métodos
Com a preocupação na segurança alimentar dos alunos, a capacitação realizada para as merendeiras das cidades de Vicente Dutra/RS e Caiçara/RS foi dividida em duas etapas. A primeira etapa foi a realização de palestra em Caiçara com profissionais convidados e com as nutricionistas, que reforçaram temas como Porcionamento dos Preparos e Boas Práticas. A segunda etapa na cidade de Vicente Dutra realizou-se práticas culinárias com a presença do representante da Emater da cidade e as nutricionistas.
Resultados
Observou-se que capacitação com troca de experiências possibilitou maior interação das merendeiras com as nutricionistas, valorização da auto-estima das mesmas, além de promover maior qualidade na produção dos alimentos.
Conclusão
Assim, que a parceria entre os municípios de Vicente Dutra/RS e Caiçara/RS na Capacitação de Merendeiras é de grande valia para atingir os objetivos da alimentação escolar e garantir a segurança alimentar e qualidade nutricional dos alunos. Além disso, este projeto abrangeu vários assuntos que levam a um único ponto: servir merenda de qualidade e que supra as carências nutricionais dentro dos parâmetros do PNAE.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília, 2014. 156 p.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Módulo PNAE - Formação pela escola. Brasília, 2008. 112 p.
...