Informativo Nutricional Esportivo
Por: babivilela • 18/5/2015 • Dissertação • 323 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
Informativo Nutricional Esportivo
A nutrição esportiva deve ser considerada como parte da preparação do atleta para o desempenho ideal e está relacionada a todos aqueles que fazem algum tipo de exercício físico, não importando a modalidade e intensidade realizada. É sempre bom lembrar que o desempenho no esporte será melhor realizado quando for aliado a uma alimentação adequada, não só antes de competições ou esporte intenso, mas também antes das sessões de treino o consumo de líquidos e a ingestão correta de nutrientes influenciam no desempenho do atleta.
Hábitos alimentares são extremamente importantes. Comer cerca de seis vezes ao dia é fundamental e quanto maior é o espaçamento entre as refeições, maior é a tendência de comer além da conta. Evite chá, café e álcool, pois diminuem a eficiência muscular. Dê preferência a águas, sucos e alimentos frescos e naturais. É importante estar sempre hidratado antes, durante e depois de praticar esportes. Seu corpo perde muito líquido, e a reposição deve ser eficiente. Capriche nas refeições pré e pós-exercício, afinal elas é que possuem nutrientes para: preparo do corpo para atividade, formação de energia, estoque de energia nos músculos, recuperação e construção de massa muscular magra. Se essas refeições forem deficientes o exercício será prejudicado, você irá se cansar facilmente e não terá bons resultados. Nunca acorde e permaneça em jejum por muito tempo e muito menos se exercite em jejum. Faça aquecimentos sempre antes de praticar exercícios pois eles preparam os músculos do corpo para a carga de trabalho. Tenha disciplina nos exercícios e não exceda os limites do seu corpo.
Como atletas gastam muita energia com suas práticas esportivas, é necessário estar continuamente tomando cuidados para ter uma alimentação saudável e equilibrada.
- Deve-se dar preferência aos alimentos integrais e também aos que são fonte de proteínas;
- Trocar doces por frutas;
- Consumir leite e derivados separadamente às refeições em que são consumidos legumes, verduras e leguminosas;
- Consumir alimentos cozidos ou assados ao invés de frituras.
...