Mecanismos de controle da pressão arterial
Por: Aleteiah • 3/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 437 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
CAMPUS - SANTO AMARO
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
CURSO DE NUTRIÇÃO
Aleteia Souza dos Santos RA 2216101530
Sistema Tampão
“Projeto: Relatório de Sistema Tampão sob orientação do Professor Diego Mota
São Paulo
2016
SISTEMA TAMPAO
Introdução
Solução tampão são soluções que mudam a variação dos valores do ph, mantendo-os constantes mesmo com a adição de pequenas quantidades de ácidos ou base. A função de um agente tamponador é conduzir uma solução acida ou base a um certo ph e prevenir a mudança deste ph. Essas resistências do ph é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão, assim sendo um agente tamponador sustenta essa faixa de concentração entre o acido ou base para estabilizar o ph ao que esta sendo adicionado. Porem existe um limite para as quantidades de acido ou base adicionadas a uma solução tampão antes que um dos componentes seja totalmente consumido.
OBJETIVO: Preparar o efeito tampão e verificar o efeito tamponente.
MATERIAIS
- HIDROXIDO DE SODIO (NaOH) 0,1 M
- ACIDO CLORIDRICO (HCL) 0,1 M
- TAMPAO FOSFATO 1,0M PH 7,0
- PIPETA GRADUADA 5ML
- TUBO DE ENSAIO
- BEQUER
- CANETAS
- ESTANTE PARA TUBOS
- FITA INDICADORA DE PH
- PIPETADOR
- PIPETA PASTEUR
- PISSETA COM H2O DESTILADA
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- Aos tubo 1 e 3 foi adicionado 10ml de agua destilada. Aos tubos 2 e 4 1,0 ml da solução tampão fosfato 1,0 ml PH 7,0, seguido de 9,0 ml de agua destilada e agitar a solução. Nada aconteceu com o ph continuou base 7 ph.
- Ao adicionar 1 gota de Hidróxido de sódio no tubo 1, deu 9 ph pois não tem tampão e no tubo 2 deu 7 ph porque tem tampão que não modifica a alteração do ph.
- Ao soprar a solução do tubo 1 por 15 segundos o resultado do ph deu 7 pois teve o tamponamento da solução .
- Ao soprar na solução do tubo 2 por 1 minuto, ao fazer a aferição não houve alteração nenhuma o ph continuou 7 pois a solução contem tampão que segura a alteração do ph.
- Ao adicionar aos tubos 3 e 4 duas gotas de Acido Clorídrico 0,1m, por não haver tampão na solução do tubo 3 o ph foi para 6 assim ocorrendo uma mudança no ph, e no tubo 4 o ph continuou 7.
- Para romper o sistema tampão do tubo 4 foram adicionadas 30 gotas de acido clorídrico para a alteração do ph da solução, sendo assim o ph ficou 6.
Conclusões: Quando uma gota de acido forte é adicionada a água, o ph muda significativamente. Quando a mesma quantidade, porém, é adicionada a um tampão o ph praticamente não muda.
...